Faça sua carreira ser incrível

Faça sua carreira ser incrível

De estagiário para estagiário? Sei muito bem o quanto é difícil não saber o que vai rolar com nosso futuro profissional, afinal eu passei muito por isso. Na real, passo por isso ainda quando me pego ansioso e acabo esquecendo das próprias coisas que eu estudo e dos conselhos que eu sigo que vou te contar aqui nesse artigo rs. 

Observo nas redes sociais muitos jovens preocupados com seu futuro profissional e sem saber qual caminho seguir para chegar no famoso "sucesso" que é imposto pela sociedade e pelos próprios padrões de vida perfeita que as redes sociais criam. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E sim, pessoal, dá até calafrios quando lembramos que nós mesmos temos que construir nosso futuro, a gente fica que nem esse meme aqui: 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Separei aqui algumas dicas que eu sigo e que me fazem ter clareza de qual caminho andar para alcançar meu objetivo e minhas metas profissionais. 

Escolha bem a sua profissão

Não procure seguir profissões que "dê dinheiro". Escolha o caminho que realmente queira trilhar. Está certo que com 18 anos a maioria nem sabe o que fazer da vida. Eu mesmo quase fui estudar odontologia ou apelar para o futuro de ex-bbb (que inclusive é muito atraente rsrsrs). Aos 21 anos me encontro cursando publicidade e propaganda, graças as dicas da minha mãe (obrigado mãe <3), e apaixonado pela minha profissão.

Tente ser estratégico e faça as seguintes perguntas:

  • Como eu me vejo no futuro?
  • Como quero estar, profissionalmente, daqui 5 anos?
  • Eu enxergo propósito no meu trabalho?

Sabemos também que nem sempre a "essência" da sua formação vai ser de fato a profissão que você vai exercer, afinal conheço engenheiros e médicas trabalhando no mundo corporativo. 

Eu mesmo, atualmente, não me vejo trabalhando em agência de marketing, gosto do mundo corporativo. E eu já vi muita gente surpresa que um estudante de publicidade e propaganda pode trabalhar em uma instituição financeira. Com essa informação, já puxo para a próxima dica. 

Saia fora da caixinha

Não fique preso a mesmice, é preciso que nós busquemos nos aprofundar cada vez mais em assuntos do futuro. Afinal, nós somos o futuro. Estude todo conteúdo que seus professores vão te passar na faculdade, mas também busque estudar e se atualizar nos assuntos que estão sendo falados no mercado que você está inserido. 

Eu, João Lucas, estudante de Publicidade e Propaganda, inserido no mundo corporativo, PRECISO estar atualizado nos assuntos do momento que possam me ajudar a construir o futuro do mercado e, consequentemente, construir a minha carreira. Afinal, um profissional atualizado consegue contribuir demais para o futuro da empresa e do mercado de trabalho, além de causar uma diferenciação dos demais. Não que seja uma competição de quem é melhor, afinal todos nós estamos em constante evolução e podemos aprender uns com os outros. 

Mantenha os seguintes hábitos:

  • Leia livros voltado para seu objetivo e assuntos de carreira;
  • Leia todas as notícias do mercado que você quer ou está começando a ser inserido;
  • Ouça Podcasts; e
  • Faça networking.

Encontre uma causa

Vejo muitas pessoas procurando emprego em busca de salário e benefícios que sim, são necessários e MUITO importantes. Mas que, na minha opinião, não podem ser os únicos fatores que vão te mover a trilhar uma carreira. 

O grandioso Flávio Augusto da Silva cita a seguinte frase em seu livro Geração de valor (2015, p. 33): "Pare de procurar emprego. Encontre uma causa pela qual lutar". 

Quando você constrói a sua carreira com estratégia você para de aceitar qualquer proposta de emprego simplesmente por conta dos benefícios e salários e sim porque enxerga na empresa um alinhamento com seu objetivo de carreira e na sua função um propósito, uma causa para lutar.

Infelizmente sei que essa não é a realidade de muitos brasileiros, enquanto escrevo esse artigo cerca de 33,1 milhões de brasileiros não tem o que comer diariamente. É preciso olhar para a realidade do nosso país e lutar para que isso mude também.

Eu tenho como propósito levar até as pessoas a melhor experiência possível, quero que elas se sintam confortáveis com os meus serviços e minha companhia.

Meu trabalho está completamente alinhado com esse propósito e eu me sinto leve a maioria dos dias que levanto para trabalhar.

Fora que encontrar uma causa e entender o objetivo do seu trabalho ajuda muito a manter o engajamento. 

Entendemos isso quando olhamos para os fatores que deixam as pessoas engajadas, retirados do episódio 23 - Como a gameficação pode ajudar na produtividade da sua empresa, do podcast Ativar o Empreendedor com Ciro Daniel, disponível no Spotify: 

  • Dispoição
  • Contribuição
  • Autonomia
  • Ação

Não tenha medo

Não tenha medo, agarre todas as oportunidades e participe dos projetos que vão te desenvolver e te fazer crescer. Estamos no início de carreira e conhecer todos os tipos diferentes de demandas que vão surgir vai te AJUDAR demais. 

Se não fosse por isso não teria aprendido o significado de employer branding, gamificação, como inovar, como mexer no photoshop e illustrator e entre outras coisas maravilhosas que venho aprendendo nesse início de carreira. 

Lembrar que o aprendizado é constante é importante para mantermos o hábito de estar sempre pesquisando e se atualizando.

Tenha força

Por último, tenha força!

Não é porque você já sabe qual área seguir, encontrou uma causa pela qual lutar e busca se desenvolver que as coisas vão ser fáceis.

Tenha clareza que vão ter momentos díficeis em sua carreira e TÁ TUDO BEM!!! ;)

O importante é estar determinado a seguir em frente. Conheço gente que desistiu de projetos ou sonhos por conta de pequenos problemas que surgiram ao longo do caminho.

Isso é diferente de desistir de projetos ou da sua própria carreira por conta de condições externas (o famoso macroambiente).

Meu pai, por exemplo, uma grande inspiração, passou em medicina e começou a cursar, mas desistiu desse sonho pois precisava trabalhar para ajudar em casa.

Por isso é importante não julgar os outros. Vá ao outro com a intenção de ajudar e não com a intenção de julgar, pois a realidade do nosso país é dolorosa.

Se você recebeu essas dicas de braços abertos, pegue para você e tente todos os dias repassar elas para o próximo com a intenção de ajudar.

Lembre-se sempre de manter a humildade e a simplicidade pois toda profissão é importante pro mundo e sempre teremos a íncrivel oportunidade de aprender com QUALQUER pessoa.

Obrigado :)

São Paulo, 27 de julho de 2022.

Victoria Dossi

Analista de Comunicação | Bradesco Asset Management

1 a

showw

Michele Andrade

Gerente Departamento Gestão de Rede | Bradesco Seguros

2 a

Muito sucesso para você neste novo ciclo da sua vida!!! Uma carreira espetacular te espera!!

João, estou seguindo vocês. Quando publicar outros textos, teria imensa satisfação em ler.

Parabéns João Lucas!!! Muito sucesso para você. E continue escrevendo. Não parece por aqui.

Ana Cecilia Borborema

Transformação Digital | Produtos de Crédito Product Owner

2 a

João tem certeza que esse é o seu 1º primeiro artigo, rapaz tudo que escreveu serve para nos que estamos na estrada "jornada de trabalho" a algum tempo. 😗 Valeu

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos