Faça você a gestão de sua equipe

Faça você a gestão de sua equipe

Estou colocando o colaborador à disposição do RH......

Frase lamentavelmente muito utilizada dentro do Rh por parte de gestores de diversas organizações. É necessário entender que a gestão de pessoas é de responsabilidade departamental e não pode ser atribuída de forma única e exclusiva ao Rh.

Como tudo começa....Após o Rh receber o perfil da vaga indicando o aumento de quadro, inicia-se o processo que costumo chamar de “namoro”, onde a Empresa vai buscar uma parceria adequada entre o candidato e a empresa. Assim o candidato aprovado irá passar pela fase de experiência; “noivado”; e todos irão trabalhar para chegar ao “casamento ideal” e viverem felizes para sempre.

Porém, sem muitas explicações claras, após passar por um processo de integração, o candidato que se tornou funcionário, que foi treinado e avaliado sistematicamente, que recebeu um manual de integração com normas sobre conduta e procedimentos, se mostra num dado momento ineficiente ou inadequado para permanecer naquele departamento e seu gestor decide colocá-lo a disposição do RH ao invés de demitir e terminar o “casamento”, transferindo este problema de gestão interna ao setor de Rh.

O Rh deve avaliar com muita cautela e obter respostas simples e objetivas para situações desta natureza e assim poder aplicar as tratativas corretas em conjunto com a gestão da área após obter estas respostas.

Quais as situações que ocorreram para que o colaborador mudasse sua conduta? Quais as evidências? Excesso de faltas, atrasos, mudança de comportamento, passou a não cumprir prazos, existência de pontos divergentes de ambos sobre a condução e execução dos processos.

O colaborador foi previamente comunicado pelo gestor sobre o interesse em não mantê-lo e este demonstrou claro interesse na transferência? Quais os motivos deste interesse da parte de ambos?

O colaborador foi de fato avaliado com proximidade pelo seu gestor? Quais as evidências destas avaliações? Elas ocorreram de forma pontual ou com toda a equipe de trabalho? Qual foi a data da última avaliação? Qual a avaliação dos demais subordinados em relação ao gestor? Foi realizado este processo pelo Rh? Esta avaliação foi realizada em mão dupla; ou seja; através de uma avaliação 360 graus.

Por fim, como tudo deveria terminar.... Se o colaborador tornou-se ineficiente ou inadequado após passar corretamente por todos os processos de avaliação e se não houve mudança na postura profissional, porque o Rh é quem deve tomar a atitude de manter ou desligar qualquer colaborador da organização? Certamente não compete ao Rh esta tomada de decisão, pois esta atitude é de responsabilidade exclusiva de cada gestor que deverá ter a responsabilidade e autoridade necessária para gerir a solução mais adequada sem transferir o problema.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Airton Spósito

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos