A Falência da Educação Superior em TI

Por Alessandro Goulart e Vera Goulart

A qualidade da Educação é o que diferencia as nações. E, apesar de ser tão importante, o modelo da Educação é o mesmo há 200 anos.

Nesse período, quase tudo já foi reinventado. Mas a Educação superior não. Como será a Educação daqui para frente? E, mais especificamente, o ensino em tecnologia? Hoje, a Educação não atende a necessidade do mercado.

Diante deste cenário, resolvemos estudar a Educação Superior pelo mundo, especialmente o ensino em tecnologia. O objetivo principal era entender os anseios do mercado, que é quem absorve os profissionais que a faculdade deveria preparar. Mas quisemos ouvir também os principais stakeholders: alunos, professores, instituições e mercado.

Ao conversar com os stakeholders percebemos como cada um estava conformado com a “realidade”, buscando melhorias ao invés de mudar a realidade.

Em sua totalidade, cada uma das partes havia desistido de resolver os problemas reais e vinha (vem) aplicando todo esforço em criar melhorias dentro da “realidade” que acreditam que nunca mudará.

Essa insatisfação clara de todos os stakeholders envolvidos indica que o modelo atual está falido. E, deste modo, melhorias não serão suficientes. Será necessário um modelo disruptivo para atacar o problema que vivemos. 

Pois como afirma Goldratt em seu livro A ESCOLHA ”... melhorias dão resultado. O problema é que um centavo, mais um centavo, mais um centavo, mais um centavo ... Ainda é menos que um real. Ou seja, aos poucos as pessoas aprendem a sobreviver ao invés de buscarem soluções de reais por não acreditarem que existem soluções reais para a grande maioria dos problemas.” 

Em um país carente de investimentos como o Brasil, não podemos continuar insistindo em modelos de Educação Superior que não alcancem resultados efetivos. Diante de tanta vulnerabilidade social, a educação em tecnologia é peça fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Através de alguns artigos queremos apresentar as diferentes percepções sobre a realidade da Educação Superior em Tecnologia da Informação no Brasil. A ideia é compreender o sistema, analisar alternativas e propor soluções – não fantasiosas - que viabilizem mudanças reais.


Mundo com certeza ... a tese se focou no Brasil, mas é um problema mundial. As (boas) faculdades se tonaram basicamente em certificadoras de conformidade e/ou think tanks ... O que não é ruim, mas é insuficiente ... 

Alessandra Pasqualina Viola

International Department Specialist at Central Bank of Brazil

5 a

Mas vc acha que é no mundo ou no Brasil?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alessandro Goulart

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos