Falando sem sotaque
Você que já fala inglês, já deve ter ouvido a frase: nossa, mas você não fala como um americano, você tem um sotaque forte, né? Dá para ver que você é brasileiro. Quem disse que para ser fluente em inglês precisa falar como um americano ou britânico?
Dentro dos seus estudos, é importante sim ouvir diversos sotaques, isso aprimora sua habilidade de listening, mas entenda, seu sotaque não será um problema quando você estiver se comunicando – caso sua comunicação seja clara e bem estruturada.
Para falar bem e ter a tão sonhada fluência, é necessário que se conheça a pronúncia correta das palavras, que se saiba aplicar corretamente os tempos gramaticais, que se fale adequadamente de acordo com a formalidade exigida e que não se incorpore de fato um nativo.
Fluência não é só falar bem, é conseguir se comunicar com tranquilidade. Ler um texto e ter a correta interpretação, ouvir e compreender, escrever textos de diversos gêneros, enfim, “ser fluente” vai além de apenas falar em inglês.
Como exemplo disso temos o Brasil, um país com diversos sotaques, variações linguísticas... e a pluralidade de vocabulário, então? Para alguns é mandioca, para outros é macaxeira, e para outros é aipim e todos se comunicam bem, são fluentes em língua portuguesa.
Seu sotaque faz de você um ser único, jamais tenha vergonha disso ou tente imitar um nativo. O aprendizado de uma língua é algo para a vida, (se você está chegando aqui agora, confira meu artigo Inglês todos os dias para dicas de como ter contato com o idioma diariamente) sempre teremos algo novo a aprender ou a aprimorar.