Falar um idioma é treino!
Aliás, qualquer habilidade que tenhamos que desenvolver, temos que treinar. A prática e o processo que a prática implica, é o que vai fazer você falar. Um exemplo: as letras R e T são pronunciadas de modo diferente em várias partes do mundo. Uma pessoa que fala de uma determinada maneira, tem que treinar muito até aprender a falar de modo diferente. Isso, inclusive, faz com que o falante desenvolva novos músculos no rosto.
Para falar certo, a pessoa vai falar bastante errado. Outro ponto, é que começamos a falar de modo básico. Com estruturas curtas e palavras fáceis. Aos poucos, à medida que o falante ganha segurança, ele começa a aprender novas palavras e expressões que vão fazendo que a pessoa desenvolva cada vez mais destreza e fale com mais polidez.
Escutar muito vídeos, música, filmes, podcast, qualquer mídia, ajuda bastante. Repetir frases enquanto escuta ajuda bastante a desenvolver a pronúncia. Você pode, inclusive, gravar a sua repetição para escutar e entender quais pontos precisa melhorar.
Ler bastante para aumentar o vocabulário. A leitura faz com que o cérebro memorize a ordem das palavras no idioma. Ajuda a memorizar expressões, ensina a usar o idioma de maneira formal e polida. Quando mais o aluno pratica, ele desenvolve mais rápido. E eu termino da mesma maneira como comecei. Para desenvolver uma habilidade é necessário treinar. E muito!