FALTA ATITUDE NA VIDA REAL
Produzido por Otávio Reis

FALTA ATITUDE NA VIDA REAL

A internet, e principalmente as redes sociais, aproximaram as pessoas, as empresas, ONG`s, enfim, diminuiu milhares de quilômetros para apenas alguns cliques. Os benefícios causados por isto são imensos. De vez em quando surgem notícias de pessoas que reencontraram parentes por causa das redes sociais, ou por notícias que foram publicadas na internet. Não dá para negar. A internet faz muito bem a humanidade.

Mas como nem tudo são "flores", ela tem lá o seu defeito. Aliás, ela não tem defeito não, nós é que temos. Precisamos saber usar esta ferramenta em nosso benefício. Os problemas que a internet(sic!) causa, não é ela, mas sim quem não sabe usar. E me incluo neste grupo. Afinal, quem resiste a tentação de ficar "checando" os comentários e o que está acontecendo nas redes sociais em vez de fazer um trabalho para o dia seguinte na faculdade?

Só que tem uma coisa que está chamando a atenção rapidamente. Estão crescendo exponencialmente, ao menos aqui no Brasil, sites de "mobilização" em massa, reunindo "ativistas" em prol das mais variadas causas. Aquelas correntes de fotos e mails sobre abusos, ou assinar petições online contra corrupção ou sei lá que outros assuntos, está iludindo as pessoas sobre ter atitude sobre algo.

A internet facilitou e agilizou várias mobilizações, basta ver o que aconteceu e ainda está acontecendo com os ditadores no norte da Africa e no Oriente Médio. O maior exemplo de sucesso deste tipo mobilização, com início online,ocorreu em Cairo, na praça Tahrir - um dos eventos da "Primavera Árabe".

Infelizmente, o maior exemplo de "insucesso" do uso da internet em mobilizações no Brasil, está na política. Ainda não aprendemos com os ativistas da primavera árabe, a principal lição: PRECISA TER ATITUDE NA VIDA REAL! É muito fácil participar online de uma "mobilização", afinal mover o mouse por 5s e fazer alguns cliques é fácil neh! Agora sair na rua, carregando uma faixa de protesto que você passou 1h antes confeccionando, e ficar protestando no sol por 2h, ninguém quer...

Este comodismo é geral e "contagiante". Uma falta de conciliação entre os princípios que prega e os que pratica acontece a todo momento. Sou estudante, mas desacreditado na instituição que me representa. Simbolo durante a época de ditadura por comandar os protestos, abandonou as causas nobres deste país. A UNE sempre foi uma referência no cenário político até o fim dos anos 80. Mas a partir do momento que aceitou a articulação de partidos políticos internamente, deixou de combater o descaso político (por que será?).

Mas isto não é culpa da instituição UNE ou qualquer outra organização. Apenas a usei como referência no assunto. É talvez culpa desta geração, da qual faço parte, que vive inteiramente "online". Não se tem mais vida real. As pessoas não precisam mais resolver pessoalmente as coisas, ir na loja comprar algo, enfim. Tudo está a apenas alguns "cliques". Isto, talvez inconscientemente, está nos levando a ser uma sociedade acomodada, por acreditar que tudo é tão fácil quanto um simples clique no mouse.

Aja logo!!! Não espere as coisas acontecerem porque outra pessoa fez, ou porque você acredita que está escrito no seu destino. Não espere as coisas acontecerem naturalmente,

"SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO" 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos