Faltam profissionais qualificados no Brasil, reter talentos é primordial para o crescimento das empresas.

Faltam profissionais qualificados no Brasil, reter talentos é primordial para o crescimento das empresas.

A dificuldade de encontrar profissionais qualificados continua a atrapalhar empresas no Brasil, segundo pesquisa global da empresa de recrutamento Hays. A incompatibilidade entre as necessidades das companhias e as habilidades disponíveis no mercado e a falta de flexibilidade na legislação, apesar da reforma trabalhista, pressionam os resultados brasileiros.

O crescente descompasso entre as habilidades dos trabalhadores e as exigências das companhias está presente em quase metade dos mercados pesquisados. Em 16 dos 17 países europeus incluídos no levantamento, aumentou o número de vagas que não são preenchidas por falta de profissionais com a experiência e habilidade necessárias.

No Brasil, a discrepância entre habilidades buscadas e disponíveis recebeu a nota 8,7 onde a nota máxima é 10. Embora tenha apresentado leve melhora na comparação com o ano passado, a nota segue alta para um país com taxa de desemprego de mais de 12%, na opinião de Jonathan Sampson, CEO da Hays no Brasil. "Não temos as habilidades que os empregadores brasileiros precisam, e isso pode desacelerar o crescimento e prejudicar a recuperação da economia", diz.

Com tanta escassez de mão de obra no mercado atual, o maior desafio das empresas é conseguir reter os grandes talentos. Neste sentido o " saber fazer gestão de pessoas " nunca esteva tão na moda. Mas como fazê-lo e de que forma ?

São vários aspectos que fazem uma empresa reter seus talentos, entre eles estão: bom clima organizacional, RH atuante ( treinamentos, avaliações periódicas, acompanhar cargos e salários praticados no mercado onde atua, criação de grades nos cargos como por exemplo júnior, pleno ou sênior ), perspectiva de desenvolvimento e crescimento, transparência e profissionalismo dos gestores.

Muitas empresas pecam nos quesitos acima quando seus gestores colocam seus próprios interesses pessoais acima de tudo isto. Se você tem na sua equipe um colaborador qualificado, analítico e questionador, mas que ao mesmo tempo propõe e sugere melhorias viáveis no processo como um todo, valorize-o, faça com o que o mesmo sinta-se importante no contexto como um todo. Os colaboradores de forma geral trocam de pessoas e não de empresas.

Ter um colaborador que cumpra ordens é bom, mas ter um colaborador que proponha melhorias a fim de obter melhores resultados otimizando recursos e alavancando resultados é melhor ainda.

Livre-se dos bajuladores, afinal de contas, eles nunca irão discordar de você e com isto jamais terá uma visão diferenciada que lhe proporcione fazer diferente e melhor.

Valorize o que você tem dentro de casa, caso contrário o mercado vem e leva. #ficaadica.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Henrique Maurer de Ataide

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos