FAPERGS e Uergs prestigiam a Abertura do IV SICT da Cientec
Na manhã do dia 07 de junho de 2017, a Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), realizou a abertura do 4° Salão de Iniciação Científica e Tecnológica – IV SICT-CIENTEC, no Campus da Fundação localizado no município de Cachoeirinha.
O evento tem como objetivo a criação de um espaço para a apresentação e a discussão de trabalhos de iniciação científica ou tecnológica desenvolvidos por estudantes de graduação com o tema: “Ciência e Tecnologia: o combustível para o progresso”. Os trabalhos apresentados são oriundos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PROBITI), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
Além do IV SICT-CIENTEC, no dia 08 de junho ocorrerá o 1º Salão de Pós-Graduação – I SPG-CIENTEC, para a apresentação de trabalhos de mestrado e doutorado na mesma área temática, e a 7ª Escola de Biodisel.
Na abertura do IV SICT, o presidente da CIENTEC, Marc François Richter, falou que este momento é de aprendizagem, de formação de parcerias e de colaborações. “A troca entre os alunos oportuniza outro olhar além da pesquisa e daí surgem novas ideias. A CIENTE faz pesquisa há 75 anos sempre fazendo colaborações e interações científicas com universidades e outros institutos de pesquisa”, destacou Marc.
A reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Arisa Araujo da Luz, salientou que é necessário mostrar para a sociedade o que está sendo realizado em termos de pesquisa e a importância destes trabalhos para o nosso Estado.
O diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, mencionou que foi bolsista de iniciação científica, o que foi determinante para sua carreira de pesquisador e que poderá ser também para muitos jovens. “A FAPERGS tem como missão apoiar a iniciação científica e está trabalhando para fomentar a pesquisa nas mais diferentes áreas do conhecimento”, reforçou Odir.
O PROBITI-CIENTEC/FAPERGS conta com a interação da UERGS, Universidade Dom Bosco, UFRGS, Unisinos, Ulbra e PUC-RS como colaboradores nos projetos de pesquisa.