Farmácia, você já lembrou algum cliente que o medicamento de uso contínuo dele está acabando?
Em uma farmácia, a relação entre os clientes e a equipe vai muito além da simples dispensação de medicamentos. Quando um cliente precisa de medicamentos de uso contínuo, como para o tratamento de condições crônicas, a farmácia desempenha um papel vital em seu cuidado de saúde contínuo.
Se você acha que realizar esse acompanhamento com o seu cliente não é interessante, eu tenho algumas objeções quanto ao seu pensamento. Segundo o IBGE, pelo menos 52% da população brasileira sofre com algum tipo de doença crônica e engloba enfermidades como hipertensão, diabetes, colesterol alto e depressão. Ou seja, doenças que, muitas vezes, não têm cura, mas que possuem tratamentos eficientes e que podem melhorar, e muito, a qualidade de vida dos portadores e necessitam deste acompanhamento da farmácia.
Esses clientes sempre vão precisar deste medicamento ou vão precisar durante certo período, então realizar esse acompanhamento pode trazer muitos benefícios para a sua farmácia.
Recomendados pelo LinkedIn
Se imagine na seguinte situação: Você é um cliente que usa medicamento de uso contínuo para diabetes e, cinco dias antes do seu medicamento acabar, você recebe uma mensagem da sua farmácia, onde está escrito: “Olá! Fulano, verifiquei que o seu medicamento está acabando, gostaria de receber uma reposição agora em sua casa?”. Imagine o impacto positivo que isso causaria no seu cliente. Além disso, ao realizar esse acompanhamento, a farmácia fideliza o cliente e ainda gera um valor de percepção para o cliente.
Uma das principais razões pelas quais o acompanhamento contínuo é considerado vital é sua capacidade de promover a adesão ao tratamento. Muitos pacientes enfrentam desafios ao seguir rigorosamente seus regimes de medicamentos, seja devido a efeitos colaterais, esquecimento ou simplesmente falta de compreensão sobre a importância do tratamento.
Neste momento, você deve estar se perguntando, como realizar esse acompanhamento? O acompanhamento pode ser feito por meio de planilhas eletrônicas, anotações ou, para quem é cliente ToolsPharma todo o acompanhamento é feito por dentro do sistema de forma automatizada e simples, basta realizar a programação das mensagens a serem enviadas e enviar em massa para os clientes.