A Fase da Pandemia.
Quem não se lembra de março de 2020? Difícil não lembrar para nossas vidas pessoais e também na jornada corporativa que cada executivo responsável por alguma empresa passou.
No meu caso, era responsável por um grupo de empresas que chegou a ter 110 colaboradores naquela época, estávamos em rotação máxima em nossos projetos. Me lembro do momento que convoquei os principais heads da iv2 para uma reunião em uma 2a feira as 7:00 da manhã. A reunião era para organizar a mudança do modelo de trabalho presencial para full remoto em questões de dias. Pensávamos que iríamos ficar neste modelo por algumas semanas no máximo, ledo engano, ficamos 2 anos.
No primeiro ano, os projetos continuavam a chegar, muitas empresas precisavam converter suas operações analógicas para o modelo digital em tempo recorde, o segmento de tecnologia continuou aquecido.
Tínhamos 2 projetos de criação de novas startups no grupo já desenhados antes da pandemia. Uma era para criação de uma empresa de games a iv2 Games e outra para a criação de uma EdTech para formação de novos profissionais na área Tech, esta seria chamada de facul iv2 .
A minha dúvida era se esperava a pandemia passar, ou se lançávamos elas de qualquer forma. O feeling de um gestor para estas decisões, acaba sendo decisivo em vários momentos, e uma decisão errada, pode mudar todo o cenário. Acabei arriscando novamente, lançamos as 2 no mesmo ano da pandemia, diferença de meses de uma para a outra.
A facul por ser uma EdTech para formar profissionais Tech, foi criada para ser 100% digital, a pandemia forçou todos ficarem em casa, aproveitamos este momento para criar nossos treinamentos, subir em plataforma própria e liberar os cursos 100% digitais. Tudo isso com certificações e apoio de professores em lives que fizemos ao longo de 2020. Batemos 500 alunos no primeiro ano de empresa, foi um sucesso. Hoje depois de 4 anos de existência, temos exatos 1.770 alunos cadastrados em nossa plataforma enquanto escrevo esta matéria.
A iv2 Games veio alguns meses depois, mas ainda dentro de 2020, ela foi criada com o objetivo de ser um laboratório de inovação para o grupo, parece estranho, mas a área de games mundial, está muito conectada com o que tem de mais novo na tecnologia, fizemos games para plataformas de games mundiais como a Steam, fechamos parceria com a maior empresa de games para metatarso do mundo chamada The Sandbox, e criamos nossa experiência em plataforma própria, que simula uma Cidade inteiramente digital chamada SmartCity, onde os usuários podem conhecer marcas, experiências de empresas globais, conversar com bots treinados com inteligência Artificial e até participar de uma entrevista de emprego falando com o avatar do recrutador da empresa.
Tudo isso aconteceu nos primeiros anos da pandemia, em 2022 tivemos mais uma grande mudança no grupo, novas marcas chegando e antigas marcas saindo. Mas isso eu deixo para a próxima edição.