As fases de um negócio digital
Você já parou para analisar onde seu estilo de trabalho e forças se conectam com a empresa em que você está no momento? Muitas vezes não entendemos o por quê das coisas não fluirem sem atritos, não me entenda mal, sempre haverá atritos cabe a nós saber conduzir um diálogo ou reflexão sobre, mas estou falando daquele sentimento de que a sinergia entre você e aquilo que você está propondo fazer na empresa não se comunicam.
Existe um possível motivo para isto acontecer, se você já passou por isso, continue lendo que você vai perceber se está passando por isto.
Seja uma empresa, uma área de dentro desta empresa, uma marca ou você enquanto marca pessoal/profissional, tem particularidades do momento em que está vivendo.
Vou ilustrar com um exemplo de uma modelagem de negócio digital. Normalmente podemos agrupar estes momentos em 4 fases: criação da área, primeiro fit de mercado, escala e estabilidade.
Na qual vemos um vai e vem de resultado, processos, equipes, orçamento e demais. Como não há uma estrutura robusta, processos definidos, fit de mercado e produto, resultado consistente. Aqui é necessário um conjunto de fatores chave difere das outras fases, seja o foco dos investimentos, do negócio ou do gestor como visão sistêmica, intraempreendedorismo, handson.
O investimento inicial precisa ser utilizado em testes curtos e rápidos, como a mentalidade lean, buscando entender o perfil e a jornada de consumo e compra do shopper/consumidor, as movimentações da concorrência. O objetivo tem que estar claro, encontrar o seu fit de mercado, isto é, a região foco, o perfil de compra, os produtos mais rentáveis e os com maior giro para fluxo de caixa.
Entre as principais métricas gerenciais, avaliar curva ABC de produtos x região geográfica, conversão x região geográfica e custo por aquisição x região geográfica. Encontre o mix destes fatores que traz a melhor margem de contribuição para o negócio, mas lembre-se de entender se há demanda também, avalie perda de impressões na sua mídia de performance/growth. Agora é colocar de 70% a 90% de foco neste mix de marketing e utilizar o restante para buscar novos aprendizados e resultados.
Recomendados pelo LinkedIn
Muito bem! Você acaba de encontrar o teu primeiro fit de mercado, agora é o momento de reorganizar os processos, entender os recursos disponíveis e reestruturar eles, avaliar o tempo de execução e identificar potenciais gargalos para quando for escalar o negócio.
Antes de escalar o negócio, monitore e mantenha uma redução ou constância em algumas outras métricas da sua DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício):
Conquistou um resultado consistente, a margem de contribuição estabilizou positivamente, os processos estão estruturados e a equipe interna capacitada ou os prestadores de serviço alinhados aos próximos passos, então chegou o momento de buscar escalar o negócio.
Vou aprofundar um pouco mais no próximo texto, se você chegou até aqui, dê um feedback sobre o que achou do conteúdo :)
Fundador da Academia Rubens Sant'Anna
2 a👏
Vendedor de Grandes Contas SC e PR - Distribuidores
2 aContinue postando Felipe, estou ansioso pela próxima parte.
Gerente comercial
2 aMuito bom! Parabéns, Felipe!
Analista Sênior de Negócios | Especialista em eCommerce & Marketplaces | CSM & CSPO
2 aMuito bacana, Zé! Seus conteúdos sempre são valiosos. Até me incentivou a criar uma Newsletter também!
Growth Leader | Especialista em E-commerce | Marketing | CRO | Mídias | Performance | Social Media
2 aConteúdo muito interessante!