Fast Fashion online: a moda a um clique de distância
O conceito de Fast Fashion (ou Moda Rápida, em português) revolucionou o mercado de moda graças ao barateamento da mão de obra e também da matéria-prima na indústria têxtil.
Tornando-se rapidamente um fenômeno entre os consumidores, que podem encontrar coleções desse tipo em grandes lojas como Renner, Riachuelo e C&A. Além de várias marcas estrangeiras presentes no mercado nacional, como a Forever 21 e Zara, por exemplo.
O nome Fast Fashion traduz bem como esse conceito de moda funciona: roupas desenhadas em 24 horas e coleções lançadas toda semana. Novidades chegando às vitrines todos os dias.
No entanto, o Fast Fashion agora não se limita apenas ao físico, pois os varejistas estão ampliando seu alcance para o mundo digital. Com a pandemia, muitas marcas sofreram perdas de suas lojas físicas, mas observaram um aumento inversamente proporcional no e-commerce. Isso porque o modo de consumo também acompanhou as grandes mudanças.
Leia também: Social Commerce: Como vender nas redes sociais e fortalecer a estratégia do seu negócio
Fast Fashion a um clique
Não é de agora que a internet vem se estabelecendo como preferência quando se trata de consumir. De acordo com o levantamento realizado pela ConQuist Consultoria, empresa de consultoria empresarial e pesquisa, cerca de 71% dos brasileiros aderiram às compras online.
Isso significa que, paralelamente a este crescimento, as empresas estão se adaptando e migrando para o digital. E o mercado de moda não fica atrás, especialmente o Fast Fashion.
As empresas têm se expandido online com uma estratégia para alcançar novos consumidores, que aderiram as lojas virtuais, oferecendo linhas de roupas com designers exclusivos e renovando as coleções mensalmente - algumas até optam pela tática de lançar semanalmente.
Em outras palavras, a ideia das marcas de Fast Fashion é que os produtos estejam a um clique de distância, aproveitando também para aderir setores sub-atendidos pelo varejo tradicional.
Recomendados pelo LinkedIn
Leia também: 10 Tendências para a indústria da moda no digital
Os novos desafios do Fast Fashion online
Atualmente, mais do que se reinventar para lidar com a fragmentação cada vez maior do mercado e investir em seus próprios e-commerces - criando uma experiência omnichannel -, as marcas de Fast Fashion encontram novos desafios para conquistar e fidelizar seus clientes.
Oferecer uma experiência de compra satisfatória dentro do site, ter políticas diferenciadas de entrega e devolução, adotar novas formas de comunicação com o público e adotar uma postura mais ética e sustentável são alguns deles - visto que os novos consumidores estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e aderem a marcas que fazem o mesmo.
Empresas como a Renner, por exemplo, já estão se posicionando quanto às políticas de sustentabilidade na fabricação de suas coleções. No VTEX Day 2022, na palestra “A transformação dos ecossistemas de moda”, Guilherme Reichmann e Tiago Dowsley falaram sobre a transformação digital do Fast Fashion e do ressignificado que estão atravessando.
Além da digitalização e as tendências que se seguem com ela, a fim de conquistar um público cada vez mais exigente e virtualizado, as marcas atualmente buscam alinhar seus valores com os princípios pessoais dos consumidores. Traçando uma conexão mais pessoal e próxima.
Entre em contato com a Codeby falar com especialistas de E-commerce!
Evolua seu e-commerce! Conte com a ajuda do time Codeby, uma agência especializada em tecnologia, focada em performance e usabilidade para ajudar empresas a venderem mais através de seus canais digitais.