Fatores Contribuintes aos Acidentes Aeronáuticos

Fatores Contribuintes aos Acidentes Aeronáuticos

De acordo com o Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e o Sistema de Análise e Classificação de Fatores Humanos (HFACS) existem alguns fatores que contribuem para os acidentes aeronáuticos, sendo estes fatores de origem material, operacional e humano. Mas vamos tratar mais especificamente dos fatores humanos. 

Essa pesquisa foi realizada no estado de São Paulo (por concentrar maior atividade área do Brasil), investigando as causas de acidentes aéreos dos anos de 2000 a 2005, juntamente com o CENIPA e o HFACS, e constataram que 44,4% dos acidentes tem relação aos aspectos psicológicos, sendo eles 3,6% atos inseguros (violações e erros – percepção, habilidade e decisão), 28,3% supervisão insegura (violações, falhas, planejamentos inadequados e outros), 18,1% influências organizacionais (gestão de recursos, clima organizacional e processo operacional) e 17,6% condições prévias de atos inseguros (fatores Pessoais, condições do operador, fatores ambientais). Em resumo, tanto a CENIPA e a HFACS observaram que o fator de maior contribuição para acidentes, decorrente da origem humana, foram os erro nas tomadas de decisão, devido aos fatores associadas à insegurança.

Dentre vários indicadores passíveis de reprovação em laudos psicológicos para ANAC, a insegurança está entre os índices mais altos de resultados em testes psicológicos e, como podemos perceber acima, de causas de acidentes, também. Portanto Aviadores, fiquem atentos, não esperem problemas emocionais se agravarem, sejam eles de estresse, ansiedade, insegurança ou outros.

Cuidem e invistam na sua saúde mental, pois sem saúde mental não há saúde. Portanto, estejam em dia com seus laudos psicológicos e sua saúde mental.

#psicologianaaviação #saudemental#assessoriaemsaudemental#avaliacaopsicologica#maispsicologia #psicocarol#psicotestes

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos