Fatores que estão fazendo o comportamento do consumidor mudar
O mundo do retalho se move a uma velocidade supersônica. E o que está acelerando as mudanças não é a tecnologia, e sim o consumidor.
O consumidor ultradinâmico de hoje está desafiando os modelos atuais do retalho. Eles são cada vez mais exigentes e com novos valores que podem impactar até mesmo as empresas mais voltadas para o consumidor.
Esse consumidor tem pouco tempo e busca estratégias do retalho feitas para dispositivos móveis, que sejam rápidas e fáceis. Porém, ele também busca uma conexão humana.
Em um mundo bombardeado por fake news, os consumidores estão cada vez mais confusos sobre as ações corretas a serem tomadas em torno de questões complexas, tais como a sustentabilidade, e não sabem direito em quem confiar para receber informações imparciais.
Enquanto isso, a ascensão da economia da experiência e da do compartilhamento, ao lado de um público consumidor mais jovem e com renda mais incerta, também está afetando os tipos de produtos e experiências que devem ser priorizados pelos varejistas.
Os fatores que estão influenciando o comportamento de consumo:
1 - A revolução das compras pelos dispositivos móveis
O mundo é dos smartphones. O consumidor quer comprar de forma independente, sem ter que passar pelo funcionário do caixa, e os retalhistas precisam atender a essa demanda, criando novos meios para pagamentos por dispositivos móveis.
2 - O fator da sensação
À medida que os consumidores se sentem cada vez mais sozinhos e desconectados, eles passam a buscar momentos de conexão, que os fazem se sentir mais humanos.
3 - A economia da confiança
Os consumidores estão questionando o que é real. Por isso, marcas e retalhistas precisam desenvolver novas estratégias capazes de aumentar o nível de confiança das pessoas.
4 - Preocupações climáticas
Com as mudanças climáticas fazendo cada vez mais parte do nosso dia a dia, os consumidores estão tentando agir para tornar o mundo um lugar melhor.
5 - A geração longeva
A sociedade está envelhecendo. Assim, os retalhistas precisam garantir que conseguem atender a um número cada vez maior de idosos.
5 - O fim da posse
Com as pessoas cada vez menos interessadas na posse de produtos, os retalhistas precisam reconsiderar o que vale a pena vender.
A sua empresa está com a sua melhor presença na internet para este tipo de consumidor?
Podemos agendar uma conversa? Eu posso ajudar a sua empresa.