Favoritismo: um vício ainda presente em algumas empresas
Como ser reconhecido diante do favoritismo? Já me questionei muito sobre isso, mas infelizmente não obtive resposta, além de não conseguir entender porque certos gestores direcionam as melhores oportunidades dentro de uma empresa para quem não têm perfil adequado ou não é merecedor, e que na maioria das vezes, não apresenta a performance esperada, apenas porque a pessoa é "camarada”.
Mas resolvi fazer novamente uma reflexão sobre o tema, e se não encontrar uma resposta, tentarei ao menos alertar as pessoas que praticam o favoritismo como ele pode ser prejudicial e quem sabe ajudá-los a melhorar, pois quem sofre com isso acaba sendo muito mal interpretado ao reclamar.
Observando de perto gestores privilegiando uns e excluindo outros, notei como o favoritismo traz vários impactos e prejuízos para as empresas e para as pessoas. A influência vai desde uma contratação a uma promoção. As consequências são várias, além de afetar o desenvolvimento de outros colaboradores, ou até mesmo de uma equipe, a empresa pode acabar perdendo talentos. Isso é fato!
Profissionais desmotivados, inconformados, e que se sentem injustiçados acabam aplicando suas competências em um lugar que os valorize, que os reconheça. Por isso é extremamente importante que a empresa não admita que esse tipo de comportamento aconteça.
Ser um líder não é uma tarefa fácil e é normal que as pessoas se deem melhor com umas ou outras, mas favorecê-los por conta de afinidade é um grande problema. Gestores precisam entender que para ter uma equipe com um alto nível de rendimento é preciso eliminar qualquer indício de favoritismo, e as ações abaixo podem ajudar:
- Feedback constante: é preciso ouvir sua equipe, por isso, o feedback não pode ser apenas do gestor para o seu funcionário, mas também o oposto. E não, isso não é uma "caça às bruxas", como falei anteriormente ser líder não é fácil, então quem melhor para te dizer onde você está errando do que a sua própria equipe.
- Comunicação assertiva: o líder precisa inspirar confiança e ter um posição que facilite a comunicação entre a equipe.
- Gestão de metas: avaliar as competências e o desempenho do funcionários é uma ótima maneira de ser justo a direcionar jobs e impedir situações de favoritismo na empresa.
Com o tempo vi que responder a minha pergunta era quase que impossível, afinal, em um ambiente que o favoritismo reina, camaradagem sempre será majestade, e quem não é do "grupinho" acaba ficando com migalhas. Portanto, não importa o que você faça, o quanto você grite, o quanto mostre que é capaz, esse gestor nunca vai te dar os devidos créditos. E não me entendam mal, não que eu esteja atrás de “rasgação de seda” mas é que o reconhecimento, ás vezes cai bem.
Além disso, outra medida é deixar bem claro qual o papel de cada pessoa dentro da equipe. Assim, os funcionários saberão sua importância, a desmotivação diminuirá, e ninguém se intrometerá no trabalho do outro. O líder precisa reconhecer talentos, encoraja-los e promovê-los e não selecionar favoritos, só assim vai ter um equipe forte, unida, com um alto desempenho e um ambiente de trabalho totalmente harmonioso e tranquilo.
Quality Control Microbiologist na Biocontrol | Nitro
1 aInfelizmente isso acontece em muitas empresa e os bons que dão resultados são levianamente ignorados e superficialmente gestores usa fala superficial para tentar lubriar Profissional que faz seu melhor para poder dar resultados e os gestores quem nem estão preocupados com seu bem afim de fingir e agir contra vc para sobressair de algo que já está claro e escancarado para 75 % Profissionais que luta pelo seus objetivos. É um fato e uma realidade hj ainda no século 21 ....
Motorista profissional | Cityrama Gray Line Portugal, Grupo Barraqueiro
5 aObrigada Mariza pela partilha, beijinhos
Arquiteto de Software | AMHP - Associação de Médicos, Clínicas e Hospitais Privados do Distrito Federal
5 aMuito bem!
CEO da Naintec - Nacional Informatica e Tecnologia | Analista de Infraestrutura | Cloud | IA |
5 aFicou muito boa sua reflexão.