Fechamentos e paredes: Dry Wall

Hoje falaremos mais um pouco sobre DryWall.

As vantagens da utilização do drywall sobre a alvenaria são a velocidade de execução, manter a obra seca e redução de resíduos. Por isso é bastante utilizada para reformas de ambientes corporativos, comércio e na indústria.

Composta por perfis de aço galvanizados, guias e montantes, que formam sua estrutura interna “esqueleto” para serem revestidas nas duas faces por placas de gesso com espessura de 12,5 mm, revestidas com papel cartão (acartonado). A espessura final das paredes pode variar, o pé-direito e o espaço interno dependendo da sua configuração, o que permite a incorporação de isolantes acústicos de densidades variadas, melhorando o conforto térmico e isolamento acústico, também permite a execução das instalações elétricas e hidráulicas neste espaço interno sem gerar entulho de demolição como no caso das alvenarias.

São 3 os tipos de placa de gesso acartonado que são utilizadas normalmente: Placa stantard (ST) para ambientes secos, Placa com resistência à umidade (RU), como o nome diz para ambientes úmidos e Placa com resistência ao fogo (RF), resiste ao fogo por 120 minutos.

Podemos alterar a configuração das paredes drywall conforme a necessidade do projeto, para pé-direitos maiores, duplicando os perfis e as placas de gesso, também elevando a resistência ao fogo duplicando ou até triplicando as placas acartonadas (RF), abaixo algumas alternativas de configuração:

Paredes drywall simples: Formada por uma linha da estrutura de aço galvanizado com espaço interno de 48, 70 ou 90mm, revestidas com uma placa de gesso acartonado em cada face, ST/ST, ST/RU, RU/RU, ST/RF, RF/RF

  • Espessura final de 73 a 115mm;
  • Pé-direito variável de 2,50 a 4,60m;
  • Peso específico de 20Kg/m²;
  • Resistência ao fogo de 30 minutos;
  • Desempenho acústico desta parede varia entre 34 e 47dB.

Parede drywall de separação: Para divisão de ambientes entre unidades autônomas (unidades independentes) ou entre unidades autônomas e circulação, composta pela linha da estrutura de aço galvanizado, com duas camadas de chapas de gesso sobrepostas em cada face.

  • Espessura final de 98 a 140mm;
  • Pé-direito variável de 2,90 a 5,50m;
  • Peso específico de 40Kg/m²;
  • Resistência ao fogo de 60 a 90 minutos;
  • Isolamento acústico de 42 a 55dB.

Parede drywall acústica: Parede para divisão de ambientes onde exista maior necessidade isolar a transmissão do som. Parede composta por duas linhas de perfis cantoneiras e montantes em aço galvanizados independentes,com duas camadas de chapa de gesso sobrepostas em cada face e uma camada de lã de vidro ou de rocha, com densidades variando de 35 a 50Kg/m3 entre as estruturas.

  • Espessura final de 160 a 200mm;
  • Pé-direito variável de 2,75 a 3,65m;
  • Peso do sistema é de 40 kg/m²;
  • Resistência ao fogo de 60 a 90 minutos, isto se aplicarmos apenas a placa ST;
  • Isolamento acústico de 53 a 66dB.

Estes são alguns exemplos de variações que conseguimos com as paredes drywall, podemos também utilizar como paredes blindadas, acrescentando ao sistema chapas metálicas de blindagem e paredes de radiologia, acrescentando ao sistema chapas de chumbo, com as espessuras determinadas pelo projeto para cada finalidade. 

Desde a sua implantação no Brasil o sistema de paredes drywall vem evoluindo e o mercado se adaptando, algumas preocupações simples, como pendurar um simples quadro na parede, foram resolvidas com a inclusão dos acessórios para drywall, como buchas especisias para este caso. Para casos de sustentação mais complexos como: janelas, portas, monitores de Led, cortinas ou persianas, temos os reforços de madeira tratada, que são inseridos dentro das paredes nos locais indicados em projeto ou previamente indicados.

Próximo texto será em específico sobre paredes de fibrocimento.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos