FEEDBACK - 5 Dicas para Construir uma Carreira de Sucesso
Ontem tive o prazer de participar de uma palestra ministrada pela Renata Carvalho Diretora-executiva e Coach Trainer no Instituto RP Coaching / Repórter e apresentadora de TV no canal TV E-VOLV.ME. O assunto abordado tinha tudo haver com as palestras que venho fazendo ao longo de 2014 e 2015 e com o livro que estou escrevendo "Líder x Liderados" que em algum momento eu consiguirei lança-lo. A Renata explanou as dificuldades que enfrentou logo no início da sua carreira. Uma das que me identifiquei, quando informou que a sua carreira começou muito cedo. Aos 13 anos de idade já almejava a independência financeira. Quando eu tinha 12 anos de idade, ia com a minha mãe para o seu local de trabalho. Enquanto ela estava trabalhando em seu escritório de contabilidade, eu tive a ousadia de sair a procura de emprego. O mais engraçado disso tudo eram as portas batendo na minha cara, porque ninguém me levava a sério. Eu achava engraçado e tentava novamente. Depois de tantas tentativas, o dono de uma copiadora (para ser mais exato Flex Copiadora, no comércio em salvador - Bahia), após a minha pergunta se tinha vaga de emprego, o dono pediu que levasse o meu responsável até lá. Cheguei no escritório da minha mãe e disse que tinha conseguido um emprego. Ela não acreditou, e eu disse que se não fosse comigo iria lá sozinho. Foi o que fiz. Minha mãe me seguiu e quando chegamos na copiadora o dono convenceu a minha mãe, e que ela poderia passar e pegar-me na saída. Eu me sentia o garoto mais importante da minha galera, pois eu tinha um emprego. Retornando a realidade...
Sonhos
A renata também falou um pouco sobre a família e suas escolhas. Uma outra palavra que bem colocada foi Q.I. que para o mercado de trabalho significa (Quem indicou). Todos nós sabemos que uma grande parte do mercado atual funciona com Q.I. É super natural que quando uma empresa precisa de um profissional, eles procuram dentro do seu quadro de funcionários, indicações. Em toda a minha carreira logo após a minha saída da copiadora para trabalhar com manutenção de computadores, as coisas já funcionaram por Q.I. Por uma indicação de um amigo do meu pai, apareceu uma vaga para trabalhar em uma empresa de vendas de seguro e por aí foi a minha vida profissional. Então, até hoje todas as vagas que trabalhei foi por Q.I. Transformo a sigla Q.I para A.O.O.M que soa melhor. É bem simples a minha fórmula. Se te indicaram é porque acreditaram no seu potencial, que por sua vez é uma oportunidade que lhe foi dada para seguir uma carreira, que por sua vez pode ser feito um objetivo e uma meta. Ai meus amigos e amigas, os sonhos são vastos.
A renata contou como entrou no jornalismo e atualmente se sente realizada como coach. Não sabe o que é um coach? na e-volv.me tem uma boa explicação de como funciona. O resultado da história dela é que se nós acreditamos fielmente em nossos sonhos tudo é possível.
CUIDADOS
Após a Renata falar sobre a sua vida, acompanhei as perguntas e respostas de cada um que encontravam-se lá no webchat. Por incrível que pareça, deu para perceber que uma boa parte dos participantes tinham A.O.O.M e sabiam onde queriam chegar. Com a ajuda do Fabiano Santana, o intermediador entre Renata e nós, as perguntas começaram a serem respondidas por ele, por Renata e por outros participantes. Uma que não podem ficar sem comentário é:
O que eu penso é o seguinte, uma boa parte deles estão acostumados a uma zona de conforto, onde, se você ficar somente na "mesmice" está tudo bem. Porém, se tentar fazer algo diferente dessa zona de conforto, será criticado e oprimido. Irão claramente tentar faze-lo desistir. Concordo plenamente quando o Fabiano Santana diz que é para esquecer a opinião da sociedade e seguir o seu coração. Nós temos que seguir o nosso sonho, saber abraçar as oportunidades, criar um objetivo em cima do que nos foi dado e fazer a meta, e o mais importante, finaliza-las.
Houveram mais perguntas, muito boas por sinal, mas, prefiro que vocês mesmos tirem as suas concepções.
Parabéns ao E-VOLV.ME e estarei presente todas as quartas para aprender mais e ajudar aos outros no que for possível.
Sobre o e-volv.me clique aqui!
Sobre a matéria clique aqui!
Quem sou eu?
Meu nome é Cristiano Furtado dos Santos, palestrante e ativista por muitos anos nas comunidades de Software Livre em vários estados brasileiros. Liderei por muito anos a célula de software livre da Faculdade AREA1 em Salvador - Bahia, fiquei a frente do projeto fedora educação e logo depois do Projeto Ekaaty Linux. Um dos lideres do Projeto Crianças Hackers onde ensinamos crianças a conhecerem tecnologia brincando e atual diretor da empresa CPUHOUSE. Atualmente faço palestras na área de empreendedorismo e liderança em faculdades e empresas.
Logística na JHC TRANSPORTE EXPRESS
9 aMuito bom!
Analista de Suporte | AWS | Python
9 aLindo exemplo de foco e determinação.
Growth Product Manager na Klever | MGMT3 | IT Manager | IT Solutions Architect
9 aBelo artigo meu caro!
Administrador | Recursos humanos Generalista | Especialista em Departamento pessoal | Relações trabalhistas e Sindicais | Folha de pagamento | Preposto | SSMA/SESMT | Gente&Gestão | Gestão de benefícios | Análise de Kpis
9 aMuito bom!!! Valeu cada minuto.
Diretor Comercial - Palestrante na área de tecnologias livres, empreendedorismo e liderança.
9 aCoach Fabiano Santana