Feedback para seus vendedores
Um bom feedback funciona como ferramenta de motivação e de desenvolvimento e também é útil para a retenção de talentos. Por outro lado, um feedback mal feito pode detonar o clima da sua empresa e até mesmo prejudicar seus resultados em vendas (consequência, por exemplo, da desmotivação da equipe). Pensando em ajudá-lo a garantir apenas feedbacks positivos, reunimos aqui sete dicas para você colocar em prática agora mesmo. São elas:
1) Seja positivo
Mesmo que o feedback seja para abordar uma falha de um colaborador é importante manter uma postura positiva enquanto estiver conversando com ele. Comece sempre falando as coisas boas que ele tem realizado. Primeiro elogie e parabenize, assim, fica mais fácil ganhar a atenção dele – o que não aconteceria se já começasse apontando os erros.
3) Foque no problema, não na pessoa
Você já deve ter ouvido por aí que “as pessoas não mudam”. Bem, pode ser mesmo que algumas características pessoais sejam mais difíceis de se trabalhar. Porém, o bom profissional consegue se adaptar ao ambiente do trabalho. Quando estiver dando um feedback, não fale sobre o vendedor em si, e sim sobre suas atitudes. Seja estritamente profissional e não faça comentários pessoais. O feedback deve ser composto por fatos, e não acusações.
4) Dê abertura para o vendedor falar
O feedback é uma conversa, não um comunicado. Você precisa dar espaço para que o profissional sinta-se à vontade também para falar. Lembre-se, não é um momento para justificativas ou para apontar culpados, mas sim para dialogar e encontrar um caminho para solucionar um problema. Até ideias inovadoras podem surgir nessas conversas.
5) Não acumule informações
Outra dica importante é não deixar passar muito tempo para dar o feedback. Dessa forma, os fatos que for abordar não vão estar muito distantes e você também evita passar muitas informações ao mesmo tempo. O ideal é criar uma rotina de feedback. Exemplo: de 15 em 15 dias reservar um espaço para conversar com os vendedores individualmente.