Felicidade em tempos de Coronavírus

Felicidade em tempos de Coronavírus

Hoje se celebra o Dia da Felicidade. E eu espero terminar este artigo antes da meia noite. Mas me bateu um questionamento e eu vim aqui compartilhar essas reflexões com você. Será possível experimentar esse sentimento enquanto estamos vivendo uma ameaça real às nossas vidas, às nossas famílias, aos nossos empregos e negócios?

O coronavírus chegou no nosso país e muito me preocupa o caminho que as coisas estão tomando. Por um lado, vejo pessoas vivendo suas vidas, suas rotinas normalmente, empresas funcionando e seguindo com a execução dos planos estratégicos, como se nada tivesse acontecendo. Por outro lado, estou vendo empresários já entrando em colapso nervoso, vivendo crises de ansiedade e de pânico porque os pedidos já diminuiram, a produção está parando e a receita está caindo e o cenário tende a piorar. Mas pera aí, piorar para quem?

E o que felicidade tem a ver com isso?

Muitos estavam acreditando que a economia estava no caminho de se recuperar, empresários sentindo mais confiança e voltando a investir. Para muitos era finalmente o final de um ciclo sofrido, finalmente a recuperação de uma crise duradoura. Finalmente, iriam experimentar a sensação de felicidade novamente... e de repente, vem algo silencioso, se instala no nosso país e em poucos dias estamos tendo que obedecer e acatar medidas drásticas para evitar que essa ameaça atinja nossas famílias.

E como estamos hoje? Estamos vivendo com intensidade emoções como medo, ansiedade, tristeza. Estamos silenciosamente aumentando a contaminação pelo coronavírus numa velocidade rápida, de forma exponencial, afinal a maioria dos portadores do vírus são assintomáticos. Estamos com medo de nos contaminar, de perder nossos entes queridos e com medo da crise econômica que está por vir. Segundo especialistas, o Covid-19 deve custar US$ 1 trilhão à economia global. Para aqueles que ainda estão vivendo numa realidade paralela, dá para começar a repensar a necessidade de se adequar à realidade e à seriedade que o momento pede.

Impossível ser feliz com esse cenário?

Acredito que mais do que nunca, precisaremos recorrer ao que nos faz feliz. E o desafio é conseguir encontrar esse caminho estando privado de tantas coisas relevantes como o convívio social, lazer, viagens, etc. É hora de ter que olhar para si, para dentro de sua casa e encontrar esses momentos com os recursos que nos são acessíveis neste momento. Mais do que nunca devemos experimentar momentos de felicidade para que você consiga trazer um pouco de bem estar e ajude a sua mente a respirar para encontrar o equilibrio emocional e poder pensar em soluções e estratégias para vencer essa guerra contra o coronavírus e suas consequências.

Mais uma vez nossa inteligência emocional será requisitada, mais uma vez nossa resiliência será testada. Lido com empresários e gestores, sei bem como se sentem. Liderança agora deve ser exercida ao máximo, porque todos esperam que o comandante dê o norte para seguir. Líderes, trabalham bem o equilíbrio emocional, controlem suas emoções e sejam o gestor que sua empresa necessita que vocês sejam nesse momento crucial.

Muitos negócios terão que se reinventar, alguns negócios verão oportunidades e irão disparar em crescimento como é o caso da Amazon que contratou 100 mil colaboradores. E infelizmente, alguns negócios não vão conseguir sobreviver. Acredito que vale novamente lembrar a famosa frase de Darwin: "Não sobrevive a espécie mais forte, mas a que se adapta à mudança".

No Dia da Felicidade, trago a minha contribuição! Pois a minha felicidade é poder ser apoio, suporte e levar desenvolvimento humano para as pessoas que fazem os negócios acontecerem.

É hora de concentrar, se acalmar e se preparar! Uma hora essa crise vai passar!

Feliz dia da Felicidade!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Viviane Guerra

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos