Felicidade: resultado ou escolha?

Felicidade: resultado ou escolha?

Olá! Te convido a refletir sobre a felicidade e juntos construirmos um caminho que seja gostoso de seguir.

  • O que é felicidade para você?
  • Qual a última experiência positiva que você viveu?
  • Faz quanto tempo?

Reflita um pouco, anote suas percepções e depois prossiga.

Talvez você tenha achado rapidamente as respostas e tenha ficado contente com suas descobertas ou então encontrou um fato positivo há muito tempo. O importante é que você tem ou teve experiências positivas e felizes, é capaz de sentir felicidade ainda que essas sensações e percepções estejam distantes no tempo.

Para Aristóteles toda ação humana tem como objetivo alcançar a felicidade, faz parte da natureza o desejo de ser feliz.

Então por qual motivo, às vezes é tão difícil?

Será que complicamos demais a felicidade?

Exageramos nas expectativas por resultados cada vez mais ousados até que nada nos satisfaça?

Para algumas pessoas a felicidade “é um fim em si mesma”, para outras é “alguma coisa simples e óbvia”. Talvez felicidade seja satisfazer alguma necessidade como o prazer ou a riqueza. Do tipo, quando eu tiver um carro serei feliz, quando for promovido, quando conseguir um emprego e tantas outras necessidades.

E o que ocorre quando conquistamos esses objetivos?

Se agora conquistei o carro quero outro com ar condicionado, se fui promovido já estou pensando no próximo cargo, se consegui um emprego logo quero outro que me dê mais ganhos. Onde está a felicidade nestas conquistas? Quanto tempo durou a sensação positiva e o coração quentinho?

Digo que pouco tempo e por qual motivo?

Estas escolhas estão ancoradas na satisfação pessoal de ter conseguido conquistar determinados objetivos, porém seu efeito passa rápido demais. Quando buscamos apenas satisfação ainda estamos preenchendo necessidades básicas e buscando muitas vezes no dinheiro ou no sucesso aparente o preenchimento de nossas “faltas”.

Talvez a felicidade seja algo muito simples que reside dentro de nós e por algum motivo nos distanciamos da sua essência. É algo que nos faz rir com alegria, brincar, dar e receber um elogio e reconhecimento, ouvir palavras de motivação, ser quem você é, ser grato pela vida, família, trabalho e saúde.

Talvez hoje a felicidade seja não precisar de um hospital e no meio destas dificuldades perceber o que verdadeiramente importa.

E por fim, quem sabe a felicidade seja fazer escolhas mais felizes para si proporcionando resultados duradouros!

Desejo uma feliz reflexão.

Um grande e afetuoso abraço. 


Valquíria Sehn

Psicóloga Clínica Neuromodulação & Psicologia

3 a

Bem assim mesmo Marcelo e entre a beleza e o sopro que façamos valer cada minuto.

Marcelo Ernesto de Moraes

Condutor Socorrista / CCR ViaOeste

3 a

Parabéns Dra. Pode ter certeza...a vida e bela e ao mesmo tempo um sopro.

Alexandra D'Azevedo Nunes

People and HR Director @ Peers | Mentor

3 a

Bela reflexão, Val. Felicidade é uma palavra tão bonita que até a sonoridade é interessante, não é mesmo? Pensar sobre nosso olhar sobre ela, contudo, talvez resguarde desafios e uma bela olhada interior.. grazie pela reflexão. Sempre importante.

Paulo Quadros

Coordenador de logística na empresa Ferramentas Gerais - Grupo OVD | Gestão de Equipes| Liderança | Gestão Organizacional

3 a

Pra mim, definição de felicidade é todo aquele instante que você gostaria que durasse um pouco mais, aquele instante que você torce pra não acabar. Pra Aristóteles a felicidade é pelo que você já possui, para Platão, pelo que você ainda não possui e para Jesus, em ajudar ao próximo...creio que todos têm razão.

Leila Silva

Comércio Exterior | Gestão de Pessoas

3 a

Talvez resultado de uma escolha? 🤔 Fato é que temos que olhar com mais atenção para esse tema. Obrigada por compartilhar a reflexão Val!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos