Felicidade no trabalho

A efemeridade do tempo e a necessidade de “aproveitar o dia”

O homem barroco se preocupava muito com a fugacidade da vida humana e, por isso, vivenciava um conflito permanente: aproveitar o tempo de forma mundana ou salvar a alma para garantir a eternidade. Até hoje, esse tema permeia o nosso imaginário e serve de fonte de inspiração em todos os campos da cultura.

Ontem, terminei de ler um livro fantástico, de uma autora que admiro: Dani Atkins. Intitulado “Nossa música”, o romance ficcional nos faz pensar justamente sobre a fragilidade da vida, levando-nos a valorizar os momentos singelos e a pensar nas escolhas que fazemos todos os dias. É lindo, faz chorar e, de quebra, nos provoca uma bem-vinda reflexão sobre o nosso papel neste mundo.

“Nós nos despedimos daqueles que amamos milhares de vezes durante a nossa vida: a cada vez que saem pela porta de casa, a cada vez que desligamos o telefone, a cada aceno de adeus. Só não sabemos qual dessas despedidas será a derradeira. Não é para sabermos.” Dani Atkins

              

Isso tudo, inevitavelmente, nos leva a uma necessidade premente de dar valor a cada segundo de felicidade: o famoso “Carpe dien - aproveite o dia!” No entanto, como podemos fazê-lo se trabalharmos em um local de que não gostamos ou com algo que não nos faz feliz?

Se pararmos para pensar, passamos 80% do nosso dia no ambiente corporativo, envoltos em responsabilidades, metas e desafios. Se essas longas horas forem insatisfatórias e nos deixarem frustrados, como podemos aproveitar os momentos e valorizar os instantes?

Nesse sentido, há um executivo que se destaca no esforço de gerar a felicidade no trabalho: João Paulo Pacífico, do Grupo Gaia. Ele criou a cultura da Onda Azul, que coloca a valorização das relações humanas à frente do lucro e que mostra que um ambiente de trabalho feliz cria relações sólidas e promissoras. Vale a pena conferir o livro “Onda Azul” e saber mais sobre esse movimento em busca da missão de “desenvolver empresas saudáveis, felizes e com propósito”.

E você, é feliz no seu trabalho? Está aproveitando cada um dos seus dias? Fica aqui a minha sugestão de reflexão.


Livia Pauliukonis

Marketing | Digital | Corporate Communication | Branding | Content

6 a

Gi, estou adorando acompanhar seus artigos, sempre com reflexões relevantes sobre questões tão atuais do mundo corporativo. Óbvio que remuneração é um fator importante da equação, mas o bem estar e a alegria de produzir e fazer parte de algo maior são vitais para nos sentirmos recompensados por nossas atividades.

João Paulo Pacifico

CEO Investimentos de Impacto do Grupo Gaia | @joao_pacifico

6 a

Gisele, muito obrigado por citar o trabalho que temos feito na Gaia... quando perguntam pq fazemos isso eu respondo: “fazemos o que é mais óbvio, todos querem ser mais saudáveis, felizes e com propósito”! Apareça na Gaia! Bjos

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gisele Fortes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos