Feminicídio: a violência contra a mulher.

Feminicídio: a violência contra a mulher.

A #violência contra a mulher é um tema que vem ganhando destaque e espaço de ampla discussão no Brasil. Isso porque o país contabiliza, todos os anos, um grande número de denúncias que envolvem agressões contra pessoas do sexo feminino e que muitas vezes resultam em morte.

O nome dado a esse tipo de fenômeno – #crimes de ódio baseados apenas pela condição de ser mulher - ganhou o nome de #Feminicídio e que, pela lei sancionada em 2.015, é considerado um crime hediondo no Código Penal Brasileiro.

Os crimes têm em comum o fator da #desigualdade de gênero, em que a mulher é vista como inferior ao homem e apenas o sexo das vítimas é determinante para que a violência ocorra.

Segundo o Atlas de Violência 2018, produzido pelo Fórum de Segurança Pública (FBSP) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil registrou, em 2017:

- 221.238 queixas de violência doméstica

- 60.018 estupros

- 1.133 Feminicídios

A #ONU Mulheres no Brasil, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, criou as Diretrizes Nacionais para Investigar, Processar e Julgar com Perspectiva de Gênero as Mortes Violentas de Mulheres – Feminicídios, um documento que contribui para cobrar os deveres do poder público e garantir os direitos das mulheres, aprimorando a investigação policial, o processo judicial e julgamento das mortes violentas de mulheres.

O Feminicídio é um crime que pode ser evitado. Para isso, qualquer tipo de violência e/ou ameaça às mulheres precisam ser denunciadas em delegacia ou através de #denúncia anônima, pelo telefone, discando 180. Também é importante, no dia a dia, se livrar de relacionamentos abusivos, pedir ajuda e cuidar das mulheres à nossa volta.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos