Fim da Pandemia para o setor de Limpeza? E agora, não limpo mais?
Você já refletiu que os acidentes acontecem quando as pessoas se sentem mais seguras? A área de segurança do trabalho das empresas testemunha que os acidentes graves ocorrem frequentemente com os empregados com mais tempo de casa e que se sentem mais confiantes na sua atividade, deixando assim de usar os EPI'S e passando a realizar suas atividades com maior agilidade e menos atenção.
A mesma analogia podemos fazer com a atual fase da pandemia, em março de 2020, a insegurança frente a um vírus desconhecido deixou a população insegura. A cautela, a prevenção e o cuidado ficaram evidentes nas esferas as residenciais, comerciais e industriais. Houve uma procura intensa por tecnologias em limpeza, documentações, ampliações das equipes e elaboração de processos de limpeza. As gestoras e gestores de Facilites ou Operações foram inclusas e inclusos em instâncias de discussões corporativas com uma intensidade histórica. Os diretores e presidentes passam a abrir escuta para essas equipes, debatendo sobre os processos de limpeza, avaliando as rotinas e dispondo revisar o budget transferindo investimento para o setor.
À medida que a vacinação avança e as medidas governamentais são flexibilizadas, se inicia a retomada das atividades e assim observo um retrocesso nos avanços alcançados no setor de limpeza. Em uma visita ao comércio identifico áreas superlotadas, pessoas comendo nas praças de alimentação, saindo das mesas sem a limpeza entre utilizações e a ausência de profissionais atentos à limpeza das superfícies por exemplo. Isso nos mostra que assim como citado no início do artigo, a sensação de segurança faz com que paremos de nos preocupar com nossos “EPIS”, nesse caso a limpeza e o autocuidado, ficando mais expostos. Assim pouco a pouco a limpeza vai deixando de ter protagonismo nos ambientes.
A vida deve e tem que voltar ao normal, à medida que a vacinação cresce o número de casos graves e mortes vão caído significativamente. Mas os avanços técnicos alcançados no setor de limpeza não devem retroceder, o vírus ainda está em circulação, em mutação e as pessoas ainda se contaminam.
Por isso, estejam atentas e atentos as discussões da sua empresa, peça para continuar a contribuir com as discussões ligadas as operações e flexibilizações governamentais, expresse dados estatísticos sobre o vírus, traga ao grupo as melhores práticas nacionais e internacionais, o mercado de limpeza profissional produziu muito conteúdo de apoio nesse período, como os manuais da Abralimp, a certificação GBAC STAR da ISSA e as Práticas Recomendadas da ABNT – PR 1004-1:2020, PR 1004-2:2020, PR 1004-3:2020 e PR 1012:2021.
A percepção sobre a importância do processo de limpeza esteve muito latente durante a pandemia, as relações de cooperação e valorização dessa atividade se fortaleceram, avançando à medida que entendemos a relevância desse trabalho e o quanto colaboramos com saúde coletiva.
Materiais de apoio:
Recomendados pelo LinkedIn
Vendas I Liderança I Gestão Comercial I Consultoria Comercial I Estratégia Comercial I Vendas Digitais
3 aConcordo! Inclusive, assepsia das mãos tornou-se dispensável de repente. Dispensers e totens vazios são as novas decorações de entrada em muitas empresas.
Presidente Franqueadora Limpeza com Zelo
3 aO artigo levanta a discussão que teremos que enfrentar daqui para frente, segurança sanitária nos ambientes de trabalho e o nosso papel na difusão das boas práticas
Supervisora na Hospital Santa Lucia
3 aExcelente reflexão 👏👏👏👏👏
Head Técnico in Facilities y Seguridad | Ingeniero Civil
3 aMayara Carvalho ótimo artigo, sim não devemos tirar o pé, e sim acelerar , da mesma forma que existem mutações , também existem formas e processos que vão se alterando , melhorando ,mas isso só ocorre se estivermos convictos que cada vez mais devemos estar unidos e trocando cases e experiências , pois a dor de um pode ser curada com o remédio do outro, juntos sempre seremos mais fortes . Parabéns Abralimp - Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional pelo incentivo de dar voz e está incrível profissional.
Concordo plenamente ! Acho que é o momento de aprimorarmos ainda mais os processos.