Fim do Período Úmido: Estado Atual dos Reservatórios
Status do Suprimento: Mercado Brasileiro de Energia Elétrica
Infográficos apresentando o PLD - Preço de Liquidação de Diferenças, Energia Afluente e Armazenada no Sistema Interligado Brasileiro, por Submercados.
Os Preços de Liquidação de Diferenças - PLD, válidos para a semana de 02 a 08 de Maio de 2015 apresentam-se na Figura 1. O PLD se mantém no valor máximo do limite regulatório nos Submercados Sudeste, Sul e Nordeste, com uma redução significativa no Submercado Norte.
Figura 1: Preço de Liquidação de Diferenças - PLD
(Cortesia: PEnergy Consultoria em Energia Ltda.)
A Curva de Evolução do PLD nos últimos dois anos mostra a tendência de alta dos preços, e a recente modificação nos Limites Superiores - Caps introduzida por Ato Regulatório, que fixou os preços no patamar de R$ 388,48/MWh. O PLD deve se manter no Teto Regulatório durante todo o ano de 2015. A Probabilidade de manutenção de preços elevados em 2016 também é bastante significativa neste momento. Observa-se um descolamento temporário do preço spot no Submercado Norte, com relação aos outros Submercados do País.
Figura 2: Curva de Evolução do PLD (Cortesia: PEnergy)
As condições de Armazenamento e Energia Afluente apresentadas a seguir, completam o quadro e permitem uma avaliação crítica do Status Atual do Suprimento de Energia Elétrica para o Sistema Interligado Brasileiro - SIN.
Afetadas por uma baixíssima afluência nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2015, que mostrou recordes quando comparada com valores da série histórica registrada no País, tanto a Energia Afluente, quanto a Energia Armazenada nos Submercados Brasileiros encerraram o mês de Abril, e consequentemente o Período Úmido, em níveis bastante preocupantes, em especial no Sudeste & Nordeste do País, mantendo ainda de forma importante o potencial para o desenvolvimento de uma grave crise energética.
A Curva de Armazenamento no Sudeste e Nordeste do País, apresentada na Figura 3, mostra a forte tendência de deplecionamento que vem ocorrendo, o que é especialmente grave quando se considera que desde Setembro de 2012 as Usinas Termoelétricas do SIN tem sido despachadas basicamente na base, como mostrado na Figura 4.
Figura 3: Curva de Armazenamento dos Reservatórios do Sudeste & Nordeste (Cortesia: PEnergy)
Figura 4: Aumento do Despacho Termoelétrico (Cortesia: PEnergy)
Submercado Sudeste
Submercado Nordeste
Submercado Sul
Submercado Norte
Gráficos de Energia Armazenada & Afluente
Cortesia (PEnergy Consultoria em Energia Ltda.)