Fique seguro em casa e virtualmente.
Em tempos de COVID-19, muitas organizações (médias à grandes) adotaram a modalidade de home office (o qual é uma modalidade dentro do regime de teletrabalho, já que a atividade laboral é exercida dentro de casa, evitando aglomerações e espaços de trabalhos compartilhados).
Nesse quesito, várias empresas que não adotaram os protocolos básicos de adaptação à LGPD, podem estar na iminência de ter dados vazados ou a abertura para outros tipos de ameaças à estrutura digital da organização. Tudo porque junto com o COVID-19, surgiram inúmeros phishings na internet, com o intuito de “divulgar informação”, “Plugins de notícias atualizadas” ou simplesmente links de compartilhamento para que todos os usuários estejam atualizados sobre a crise, sem precisar sair de casa.
Phishing é uma técnica de fraude online, utilizada por criminosos no mundo da informática para roubar senhas de banco e demais informações pessoais, usando-as de maneira fraudulenta.
Nesse período de home office, as empresas tiveram que adaptar suas estruturas e redes de acesso para que os funcionários pudessem utilizar o mesmo ambiente que possuem no trabalho, e isso é fantástico! É a tecnologia facilitando a produção, a continuidade dos trabalhos, as reuniões, etc..
Mas, o que estou querendo dizer é que os phishing estão na rede, e nesses períodos de calamidade os criminosos virtuais estão à espreita esperando apenas um deslize do usuário e das empresas.
Então, minha dica para este período, ainda que a LGPD não esteja em vigor, ainda que haja uma probabilidade no seu adiamento, é que você usuário conectado à rede da sua empresa, utilize o computador como se estivesse no trabalho, significa:
1. Evite deixar abas que não condizem com a sua atividade abertas (isso é perigoso e sobrecarrega a rede).
2. Não clique em links suspeitos.
3. Evite sites que divulguem informações e tenham conteúdos relacionados à fake news, estes possuem inúmeros banners de spams.
4. Utilize bloqueadores de anúncios como o Adblock, é gratuito e faz um trabalho de limpeza excelente nas páginas que você visita.
5. Mantenha seu anti-vírus instalado e atualizado, fazendo varreduras ao final do expediente (isso também vale para as empresas que devem manter as licenças em dia).
6. Não grave na rede interna de sua empresa conteúdos baixados da internet (fotos, textos, etc).
7. Encerre todas as atividades que não esteja utilizando, evitando deixar brechas online (câmera, microfones, etc.)
8. Desligue a VPN quando não estiver usando – você pode continuar suas atividades sem precisar estar com a VPN conectada durante todo o período de sua jornada, isso evita que você sobrecarregue a rede para os demais colegas.
Por fim, não menos importante, a rede da empresa registra todos os acessos que você realiza enquanto está logado na mesma, deste modo, é de extrema importância que o usuário tenha consciência ao utilizar a rede, evitando baixar vídeos, fotos, áudios ou acesso à sites que não fazem parte de sua atividade de trabalho.
Se todos os usuários usarem a rede de forma disciplinada e segura durante este período – e além dele – todos nós ficaremos seguros (em casa) das ameaças reais e virtuais.