Fisioterapia e qualidade de vida ao idoso

Fisioterapia e qualidade de vida ao idoso

Sabemos que a população brasileira está ficando mais velha e com isso aumentam-se os gastos de saúde pública com doenças crônicas que surgem junto ao envelhecimento.

Segundo o Senso de 2013 do IBGE (Indicadores de saúde e Mercado de Trabalho) as 3 doenças crônicas não transmissíveis com maior prevalência entre os 3 grupos estudados (ocupados, desocupados porém em idade produtiva, e fora do mercado de trabalho) foram: a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Colesterol Alto e problema crônico de coluna, sendo mais incidente em pessoas ocupadas do que entre as desocupadas e, ainda assim, as pessoas consideradas fora do mercado de trabalho registraram maior número de porcentagem devido o grupo ser composto por pessoas de idade entre 65 - 74 anos, onde as doenças crônicas são mais persistentes.

É comum na prática fisioterapêutica o aparecimento de doenças crônicas, sejam elas de caráter ortopédico (Lombalgias, Cervicalgia, Tendinites) ou neurológico ( Parkinson, AVC, Alzheimer), e a Fisioterapia desempenha papel importante com técnicas para Controle e eliminação da dor.

A cinesioterapia (conjunto de atividades que utilizam técnicas de movimento para alívio de dor e correção postural) atua como aliado importante na eliminação de dores crônicas, assim como a eletroterapia e a termoterapia que independem do uso de medicação para terem seus efeitos constatados. O Fisioterapeuta pode atuar diretamente durante o episódio de dor quanto na prevenção delas, assim como na manutenção e promoção da qualidade de vida.

Em idosos acamados ou debilitados por alguma doença neurológica ou incapacitante, a fisioterapia auxilia na manutenção do quadro podendo, dependendo do caso, melhorar alguns aspectos no dia-a-dia desse paciente, além de restaurar a funcionalidade ou a manter, por um período prolongado.

Lembre-se: O Fisioterapeuta estará sempre para:

Prevenir, Restaurar, Manter...Curar!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Nathanna Stefanin

  • Já procurou seu Fisioterapeuta hoje?

    Já procurou seu Fisioterapeuta hoje?

    Muitas pessoas ainda acreditam que o Fisioterapeuta é o profissional exclusivamente da Reabilitação, e esse é um grande…

  • Consequências da automedicação

    Consequências da automedicação

    É muito comum na prática clínica, encontrarmos pessoas que sentem uma "dorzinha" e sempre tem alguém que fala: " olha…

    1 comentário
  • Artroplastia de quadril

    Artroplastia de quadril

    A saúde do quadril depende de uma boa integridade articular. Seja por traumas diretos ou indiretos, essa articulação…

  • ESCARAS OU ÚLCERAS DE PRESSÃO

    ESCARAS OU ÚLCERAS DE PRESSÃO

    Vamos falar hoje sobre úlceras de pressão, ou as temidas ESCARAS. As escaras são feridas que surgem no corpo de uma…

  • Lesões musculares durante atividade física.

    Lesões musculares durante atividade física.

    Não é incomum acontecerem lesões durante a prática de atividades físicas e algumas pessoas me questionam sobre elas e…

    1 comentário
  • Dor lombar, o que é e como tratar?

    Dor lombar, o que é e como tratar?

    Fadiga ou desconforto muscular localizado na região inferior da coluna, são características da dor lombar. A dor lombar…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos