Flowsense agora é parte da DigitalReef!
Hoje a Flowsense passa a fazer parte da DigitalReef, grupo líder em marketing e engajamento mobile, presente em toda América Latina e nos EUA.
Mas por que escolhemos nos juntar à DigitalReef? E o que nos trouxe até aqui? É o que vou contar nesse artigo.
Ao longo da história da Flowsense, sempre ansiamos pelo momento de crescimento acelerado e mudança de patamar. Esse momento chegou, é agora!
Mas a jornada está longe de terminar: nos juntarmos à DigitalReef é mais um capítulo na nossa trajetória.
Nesse novo capítulo, nossos objetivos vão ganhar uma escala que não imaginávamos alguns meses atrás. Poder fazer parte de uma empresa com operação em dezenas de países, centenas de colaboradores e clientes, estrutura e recursos para alavancar nossa capacidade tecnológica, entrega, execução, atendimento e relacionamento com clientes é de tirar o fôlego. Participar da DigitalReef permite nos juntarmos a um time maior com foco em tecnologia, serviço e parceria - valores que sempre fizeram parte do DNA da Flowsense.
Vamos manter nossa qualidade de serviço, independência e valores, ao mesmo tempo em que faremos mais impacto no mercado mobile da América Latina e global. Seguimos trabalhando intensamente e de maneira próxima com todos que têm relação conosco, agora com mais soluções, solidez e recursos para atingir entregas cada vez melhores.
Pensando em nossa jornada, o principal aprendizado é que ao fundar uma startup você não sabe aonde pode chegar. E não é por falta de planejamento, visão ou competência. A incerteza é uma característica intrínseca a esse tipo de empresa. Você pode ter metas, objetivos e sonhos, mas logo entende que a capacidade de adaptação é a principal virtude nesse modelo de negócio.
Conforme fomos aprendendo, amadurecendo, crescendo como empreendedores e como empresa, fomos ganhando a capacidade de tomar decisões mais complexas e assertivas, e a partir daí direcionar a Flowsense para o caminho de sucesso de que podemos nos orgulhar hoje. Mas o que mais nos enche de orgulho não é aonde chegamos. É, sim, como chegamos e o que construímos até aqui.
A Flowsense é uma empresa de tecnologia com DNA brasileiro. Uma empresa de cultura forte, que realmente valoriza seus colaboradores, clientes e parceiros.
Uma empresa onde as pessoas se sentem acolhidas, respeitadas, ouvidas e onde têm prazer de trabalhar. Quando um colaborador fala que essa é sua melhor experiência profissional, que aqui pode criar, se expressar e crescer em um ambiente que é ao mesmo tempo seguro e desafiador - tudo isso nos enche de orgulho.
Time da Flowsense em 2021
O que nos enche de orgulho é ver o impacto que geramos nos nossos clientes. É incrível pensar que a partir do sonho de quatro engenheiros recém-formados na Poli-USP, nasceram tecnologias, expertise e serviços capazes de realmente mudar a maneira com que grandes empresas e startups se relacionam com milhões de usuários de seus aplicativos.
E para quem ficou curioso em saber como chegamos até aqui, nossos tropeços e acertos, abaixo conto a nossa história detalhada.
Parte 1 – Água Livre
A jornada da Flowsense começou lá em 2015. Meus sócios e eu, na época ainda cursando engenharia na Poli-USP, nos juntamos para perseguir uma ideia de empreendedorismo que chamamos de Água Livre.
A Água Livre seria uma marca de garrafas d'água, distribuída de graça na rua, que ganharia dinheiro cobrando pela publicidade no rótulo – mais ou menos como alguns jornais fazem.
Garrafas de Água Livre no laboratório do NEU (Núcleo de Empreendedorismo da USP). O NEU ficava no departamento de Engenharia de Produção da Poli. Me formei e continuei frequentando o mesmo prédio!
A ideia parecia interessante, mas claro que tinha seus defeitos. Criamos uma solução buscando um problema, e não um problema buscando uma solução – erro clássico de empreendedores focados demais em produto.
Conforme fomos validando a ideia com pessoas de marketing e publicidade, ficou claro que esse canal de mídia não era necessário, mas esbarramos em uma dor do mercado que se destacou ao longo dessas conversas...
Parte 2 – INFO7
O mercado não precisava de mais um formato de mídia OOH (out of home), mas, sim, de uma ferramenta que ajudasse a aferir o fluxo de pessoas em lugares físicos e definir seu perfil. A partir disso, seria possível medir a qualidade de uma propaganda com a mesma precisão que se tem na internet.
Desenhamos uma solução baseada em tecnologia mobile. Era um sistema baseado em painel de pesquisa, com capacidade de aferir fluxo e perfil das pessoas no mundo físico.
Mock-up do produto INFO7, que usamos para validação de mercado. Fazia sentido tecnicamente, mas não financeiramente.
Esse modelo também não deu certo. Ainda que o mercado tivesse a necessidade e que conseguíssemos entregar o produto, financeiramente não fechava a conta. Era muito caro adquirir e principalmente manter uma base de usuários para pesquisa, para só depois criar receita a partir de relatórios de inteligência.
Parte 3 – Flowsense – geolocalização
No início de 2016, Nadav, Victor, e eu nos juntamos para pensar o que podíamos fazer com o conhecimento que já tínhamos sobre mobile, geolocalização, algoritmos, perfil de usuário e toda a capacidade técnica que tínhamos desenvolvido.
Decidimos então, em vez de perseguir um modelo de negócio com duas pontas - de um lado um painel de pesquisa e do outro empresas comprando inteligência - fazer um modelo mais simples: um SDK que ajudaria aplicativos a coletarem e analisarem a geolocalização dos usuários do seus próprios apps. Inclusive, foi nesse momento que surgiu o nome Flowsense.
Como engenheiros que somos, desenvolvemos o produto, mas novamente esse caminho não se mostrou muito frutífero. No meio do ano de 2016 ainda não tínhamos clientes e já estávamos há um ano trabalhando sem receber qualquer dinheiro. Começamos a pensar se de fato teria algum futuro esse projeto. Foi quando, entre nós e mentores do NEU (destaco o querido Artur), decidimos que não só coletaríamos localização, mas daríamos ferramentas para as empresas ativarem e engajarem os seus usuários utilizando sua localização em tempo real.
Recomendados pelo LinkedIn
Foi um momento de virada. Com essa nova proposta de valor conquistamos os primeiros clientes (Grubster, hoje ChefsClub e Allya, parceiros até hoje!). Além disso, no meio de 2016 recebemos nossa rodada de investimento-anjo (obrigado pela confiança Axel, Gabriela, Bernardo!), também uma validação muito importante. Ver gente de fora - tanto clientes quanto investidores - acreditando no que estávamos desenvolvendo nos deu um novo gás. O investimento nos permitiu trazer o Rafael, na época como estagiário, e atualmente sócio responsável por toda tecnologia da Flowsense.
Entre 2016 e primeiro semestre de 2019 a empresa começou a ganhar corpo. Crescemos em termos de clientes, receita, premiações e equipe.
Time da Flowsense em maio de 2019
Parte 4 – Flowsense – Solução de Engajamento para Apps
No meio de 2019, porém, sentimos o motor esfriar. O crescimento da empresa não estava acontecendo na velocidade em que queríamos.
Nessa “crise” interna percebemos o quanto poderíamos chegar mais longe se oferecêssemos uma solução mais completa de engajamento para aplicativos. O serviço anterior, focado apenas em geolocalização, só conseguia atender clientes muito maduros, com apps que já tinham a capacidade de se relacionar e entender seus clientes, e queriam um “turbo” para esse canal.
Conforme fomos conhecendo o mercado mais a fundo, ficou claro que muito poucos aplicativos brasileiros têm essa maturidade.
A grande maioria das empresas ainda está aprendendo a se relacionar com seus clientes por esse canal, a entender o contexto e a jornada dos seus usuários para se comunicar de maneira efetiva. Isso se aplica tanto a empresas grandes quanto pequenas. Percebemos então uma oportunidade maior ainda dentro do mesmo mercado: automatizar o engajamento mobile com base não apenas em localização, mas também nas ações do cliente no app. Isso abriu um leque novo de réguas de relacionamento e automações, atendendo a muito mais casos de uso.
Essa foi outra virada para a Flowsense. Nosso ritmo de crescimento acelerou, e, talvez mais importante, desenvolvemos uma solução essencial para as empresas e resiliente a tudo que o mundo vem passando desde 2020. Se ainda estivéssemos focados em localização, nosso serviço seria muito afetado pela pandemia e pelo isolamento social.
Porém, o contrário aconteceu: em 2020 a Flowsense cresceu quase 3x em faturamento, mostrando como nosso movimento foi acertado.
Nesse período tivemos também a excelente surpresa de sermos escolhidos pela Forbes Brasil como destaques Under 30. Admito que era um pequeno sonho ter esse reconhecimento, e foi incrível poder recebê-lo.
Recorte da revista em que recebemos o selo de destaque Forbes Under 30.
Parte 5 - DigitalReef
Com os ventos soprando a nosso favor, no fim de 2020 estávamos em conversas para fazer uma rodada de investimento com o objetivo de crescer mais rapidamente.
Estávamos já aos “45 do segundo tempo” nas negociações de contrato com um potencial investidor, quando fomos apresentados ao pessoal da Imagination Unwired. Eles compartilharam conosco um projeto super ambicioso: construir, a partir da junção de empresas de destaque em seus mercados e em suas especialidades, uma companhia líder, com soluções diferenciadas em tudo que tem a ver com marketing e engajamento mobile na América Latina.
Nossa capacidade de entrega de soluções vai aumentar muito. A Flowsense é responsável pelas duas primeiras caixinhas (engajamento e marketing) dentro da DigitalReef.
A Flowsense foi convidada a integrar o grupo, e ser o braço de engajamento mobile da DigitalReef. O que chamou a atenção deles:
Conforme aprofundamos o relacionamento com o pessoal da Imagination Unwired e das demais empresas que agora se unem para formar a DigitalReef, ficamos extremamente bem impressionados com a visão, competência e valores das pessoas envolvidas.
Sermos escolhidos para nos juntarmos a esse time tão ambicioso é uma honra e algo muito empolgante, que nos enche de energia para os próximos passos.
Quero aproveitar para agradecer a todos os nossos parceiros e clientes como B2W, Banco Carrefour e VR (obrigado por tudo Chackal, Fabio, Bacega); colaboradores, mentores (destaco os incríveis Bernardo e João), investidores, familiares... enfim, todos que nos ajudaram a chegar até aqui.
Mas agradeço, especialmente, Rafa, Nadav e Victor. Que privilégio e que prazer é ter vocês como sócios. Vocês são as pessoas mais competentes que conheço, e estou muito animado para nossos próximos passos juntos nesse novo desafio!
Celebrando a transação com Victor, Bernardo, Rafa e Nadav
Reforço, está longe de ser o fim de uma jornada, mas certamente é um marco importante e um grande reconhecimento dos nossos feitos e do nosso potencial.
Seguimos em frente com muita energia e foco, agora como parte do grupo DigitalReef!
Account Executive at Full Throttle Falato Leads - We can safely send over 20,000 emails and 9,000 LinkedIn Inmails per month for lead generation
3 mAndré, thanks for sharing! How are you?
Founder at Allya | RH | Benefícios Corporativos | Bem-estar financeiro | Mentor | Prof. MBA Empreendedorismo e Inovação
3 aObrigado pela parceria conosco e parabéns pela trajetória! Uma nova fase incrível pra vocês.
Empreendedor em série | Embarcando em algo novo...
3 aParabéns garoto! Feliz com o resultado da sua trajetória!
Empreendedora | Escritora/Palestrante sobre maternidade tardia | Líder de Comunidade @Granjeiras
3 aCongrats! Sucesso na nova fase!
Managing Partner
3 aParabens André Bain !!! Muito legal o artigo. Parabens pela trajetoria!