FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

 As estatísticas apontam que grande parte das empresas que iniciam suas atividades empresariais encerram de forma precoce seu ciclo já nos primeiros anos de existência. Este triste cenário ocorre devido à falta de preparo de seus proprietários ou até mesmo desconhecimento de ferramentas financeiras que poderiam auxiliar na gestão administrativa e financeira de suas empresas. A solução para que essas empresas se mantenham no mercado, está em equilibrar as finanças e ter um controle financeiro eficiente que permita ao gestor uma visão antecipada de todas as entradas e saídas de recursos financeiros em um determinado período de tempo, para isso temos o Fluxo de Caixa que nos dará toda informação necessária para realização de uma gestão financeira eficiente. Uma adequada administração do fluxo de caixa pressupõe a obtenção de resultados positivos para a empresa. A capacidade de geração de recursos de caixa promove, entre outros benefícios, a menor necessidade de financiamento dos investimentos em giro, reduzindo seus custos financeiros. Apesar da importância dessa ferramenta, muitos gestores ainda desconhecem sua funcionalidade e acabam onerando suas empresas, pagando juros altíssimos para instituições financeiras ou outras fontes geradoras de credito, simplesmente por não saberem antecipadamente se a empresa terá uma folga ou falta de caixa, e quando se dão por conta precisam pagar salários de seus colaboradores, honrar compromissos com fornecedores e acabam não tendo recursos financeiros suficientes, por esse motivo, ou seja, por falta de visão futura do cenário financeiro de suas empresas, aceitam  a primeira proposta de empréstimo que aparecer independente dos valores de juros aplicados na operação. Se o gestor tiver uma visão futura sobre suas finanças, poderá trabalhar antecipadamente melhores opções de credito sem colocar a saúde financeira da empresa em risco, em contrapartida se a instituição empresarial tiver uma folga de caixa no período projetado, poderá utilizar parte da sobra desses recursos e aplicar esses valores em algum investimento desejado. Além das informações sobre falta ou sobra de caixa, o gestor poderá ter um controle acurado de onde estão sendo alocados seus recursos financeiros, tendo informações separadas por tipo de despesas, facilitando na gestão e auxiliando nas estratégias e tomadas de decisão da empresa. É importante lembrarmos, que estamos vivemos em uma época em que a concorrência está se acirrando a cada dia, e a empresa que não tiver uma gestão eficiente de seus recursos financeiros, poderá ter muitas dificuldades para se manter no mercado, e será uma forte candidata a fazer parte da triste estatística apontada no início desse artigo.


Emerson Roberto Vicente

Contador Com especialização em Finanças e Controladoria (EFD ICMS_IPI, EFD CONTRIBUIÇÕES, ECD, ECF, REINF)

6 a

Com certeza Rogério,sem o Fluxo de caixa a empresa fica sem norte e não saberá o momento correto de realizar seus investimentos de forma segura ou até mesmo reduzir seus custos.

Rogério Curtolo

Consultor de Controladoria na Cerâmica Savane

6 a

Na minha opinião é o principal Kpi de qualquer empresa. Sem fluxo de caixa positivo nenhuma empresa consegue produzir, seja produtos ou serviços.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos