Fluxo de Caixa x Recursos em Caixa
O cenário econômico enfrentado nos últimos tempos fez com que muitas empresas tivessem que encerrar suas atividades, tal situação também aumentou para tantas outras empresas a dificuldade de caixa de honrar seus compromissos. Elevação dos custos, câmbio, retração do setor, clima, epidemia e gestão são alguns dos fatores determinantes.
Diante disso, um dos aspectos que se torna fundamental - principalmente nesses momentos de crise - é o gerenciamento do fluxo de caixa, e, mais do que gerenciar o fluxo, é preciso gerenciar os recursos existentes em caixa. Não é tarefa fácil monitorar esses fatores o tempo todo, normalmente para as empresas que gerenciam fluxo de caixa, o foco se dá em gerenciar as entradas e saídas de forma a honrar todos os compromissos assumidos e garantir que os recebíveis sejam integrados ao caixa.
Recomendados pelo LinkedIn
Mesmo parecendo uma rotina normal, muitas empresas desconhecem essa ferramenta e outras não a gerenciam de forma correta. Podemos observar que empresas que mesmo apresentando bons resultados se deparam com grandes dificuldades de caixa por possuírem falhas no gerenciamento efetivo. Do contrário também é válido, quando o gerenciamento é levado a sério, mesmo diante de resultados ruins, o fluxo de caixa se apresenta positivo.
Além de gerenciar o fluxo de caixa – entradas e saídas o grande desafio é garantir que os recursos existentes em caixa se mantém ao longo do tempo. Para isso, é preciso se atentar ao fato de que os recursos não estejam sendo usados de forma irregular ao ponto de impactar negativamente no caixa e levar a empresa a ter que buscar recursos externos por má gestão dos recursos existentes.
Um gerenciamento eficiente pode garantir que a organização honre seus compromissos em dia e, ainda, garantir passar por instabilidades do mercado. Bom gerenciamento do fluxo de caixa pode assegurar crescimento sustentável e lucratividade. O mau gerenciamento, por outro lado, pode levar a empresa à necessidade de capital de giro e, até mesmo, à insolvência financeira.