FLYWHEEL: Você precisa saber o que é!

FLYWHEEL: Você precisa saber o que é!

Flywheel marketing?

O sonho de toda empresa é tornar seu produto ou serviço realmente reconhecido. Quem não gostaria de ter seu produto tão conhecido como a logomarca de uma prestigiada marca de refrigerantes com uma onda branca e fundo vermelho? No entanto esta empresa nem sempre foi assim. Houve uma maçante campanha para estampar e fixar esta marca na mente das pessoas. No mercado digital, o princípio é o mesmo, e é chamado de Flywheel Marketing.

Flywheel Marketing é o termo usado para definir estratégias de marketing que requerem um grande esforço inicial para movimentar a engrenagem, mas que tende a permanecer em movimento com o mínimo de esforço ao longo do tempo. Este conceito é dado a todo aquele esforço inicial que você desprende para que a sua campanha esteja na primeira página do Google, nas primeiras mil curtidas no Facebook e após todo empenho e dedicação, gradativamente os resultados vão se tornando mais evidentes. Isto é percebido através de um novo artigo que é postado e exibido na primeira página, quando o número de curtidas aumentam em seus novos posts ou quando as palavras-chaves no SEO (Search Engine Optimization, busca orgânica) ficam mais fáceis de serem colocadas.

O Flywheel inicialmente demanda muita dedicação e trabalho, mas, com o passar do tempo, podem trazer retornos significativos para seus negócios. Consiste em uma estratégia de médio a longo prazo.

Colocando a roda para girar

O conceito fundamental do Flywheel é girar a roda. No começo esse sistema pode ser incrivelmente difícil: conquistar os primeiros fãs, arrebatar seguidores, promover links, seja qual for a ação, o processo não será fácil, mas depois que a roda começa a girar basta continuar a empurrar que ela permanecerá girando rapidamente.  Esse é um método muito poderoso que se traduz em vendas e visibilidade da marca.

 

Dicas para que você tenha sucesso com o Flywheel

Invista Tempo

 Marketing Flywheel exige tempo. Bastante tempo!                                               

Consiste em uma estratégia de longo prazo. Um exemplo claro é o SEO (busca orgânica) e o Google Adwords. No Adwords é certo que você terá um retorno rápido, mas, pesquisam revelam que 80% dos clicks são feitos no campo das pesquisas orgânicas (SEO) as quais encontram-se nas três primeiras linhas. Portanto, investir tempo em palavras-chaves corretas, links e texto âncoras lhe darão vantagens com relação aos operadores históricos e isso demanda tempo. 

Esteja disposto a investir, experimentar e aceitar o fracasso

 Estas é uma das dicas mais difíceis de se seguir, mas é essencial para o sucesso. Muitas vezes nossos diretores, VPs (Vice-Presidentes) ou superiores esperam um resultado minimamente positivo. Basicamente o Flywheel se usa de experimentos formas e compartilhamentos. Quando se está testando um canal que não apresenta inicialmente o resultado esperado, se você desistir por não ter obtido êxito nos primeiros experimentos, você e sua empresa correm o risco de deixar o sucesso para seus concorrentes, e tenham certeza: é o que vai acontecer. No entanto, se você investir neste canal e aprender com o fracasso do experimento, pode obter um grande diferencial e sair à frente dos concorrentes. Portanto, esteja disposto a fracassar e deixe claro aos envolvidos quanto aos riscos.

 Use o Flywheel em tudo

 

Procure usar o conceito de Flywheel em tudo. Até mesmo no Google Adwords citado acima podemos utilizá-lo. Como? Se uma boa estratégia for organizada dentro do Adwords, à medida que a marca ou produto for se tornando mais conhecido, diminuímos o valor de custo por click. O resultado? O custo para adquirir novos clientes torna-se menor gradativamente e os recursos provenientes desta redução de custos poderão ser  direcionados para remarketing e branding. Ou seja,  uso desta estratégia em todos os canais de marketing irá trazer mais visibilidade e leads reais à sua empresa.

Gostei da publicação. E o legal é que não tem restrição para o porte da empresa. Muito útil Enio Matunaga.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Enio Matunaga

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos