Foco: será que a gente tem mesmo?
Como um bom amante dos esportes tenho buscado alguns caminhos para treinar e me exercitar em meio a toda essa crise que vem acontecendo devido ao COVID-19. Nos esportes e na vida a gente precisa ter muito foco pra atingir os nossos objetivos, mas será que a gente tem mesmo?
Tem informação pra todo lado e uma oportunidade atrás da outra. Li que as oportunidades tem se parecido com os ônibus ultimamente, vem sempre uma atrás da outra que fica até difícil de saber pra onde olhar.
Além disso, tudo precisa de uma resposta muito rápida, nem as pessoas e nem as empresas tem tido paciência (ou tempo suficiente) e todo mundo quer tudo ao mesmo tempo. É, o mundo acelerou demais! E as vezes a gente não consegue acompanhar esse ritmo, principalmente quando tentamos olhar para tudo ao mesmo tempo.
Quando definimos uma meta, o que por sinal tem se tornado cada dia mais difícil, uma palavra pequena e aparentemente simples assume total importância para que consigamos alcançá-la. FOCO.
Para que o foco entre em prática é importante ter muito claro aquilo que queremos e porquê queremos. Caso contrário será muito difícil avançar quando surgir o segundo ou terceiro obstáculo (acredite, eles vão aparecer).
O FOCO vai te permitir avançar um pouco a cada dia, bem parecido com uma maratona, onde você não atinge o km 42 logo que começa, mas dá vários passos e atingi vários quilômetros antes, para que então consiga chegar ao seu objetivo. Muitas vezes pode parecer que você não está avançando e muitas vezes seus pensamentos serão seus piores inimigos, mas se você tem claro onde quer chegar e consciência daquilo que está fazendo, você seguirá em frente.
Quando tiver seu próximo insight para iniciar algo, pare por um minuto, respire e avalie se aquilo que você escolheu realmente faz sentido para você. Então você poderá canalizar suas energias e deixar de lado projetos menos relevantes. Caso contrário, poderá se sentir frustrado e arrependido por não ter lutado por aquilo que sempre desejou.
Me inspirei em um texto que li no site da Ativo falando sobre foco nos esportes, e quis compartilhar com vocês, até por que é um desafio que também tenho enfrentado diariamente.