Força de vontade
Bem, força de vontade é uma parcela boa para gente se mover rumo à ação, entretanto só ter força de vontade não vai te levar muito longe quando o assunto for dinheiro. Pois bem, por que força de vontade é apenas um estado interno e para virar ação ele necessita do seu esforço pessoal para aprender e agir.
Cuidar do dinheiro é uma ação que precisa do seu esforço pessoal, alinhado a sua força de vontade, mas para ter resultado de excelência você precisa seguir os seguintes passos:
1. Aprenda que tudo começa com o nosso pensamento. Pense primeiro, depois coloque em prática. Para isso é necessário que você se conheça. Tome consciência das suas emoções, da maneira que é seu comportamento com relação ao dinheiro. Autoconsciência.
2. Tenha objetivos claros na sua vida, pois se não tiver, talvez você não esteja indo a lugar nenhum. Para cuidar do seu dinheiro é necessário ter objetivos claros, o que você quer, quando quer, por que quer, e assim por diante. De curto, médio e longo prazo. Sonhe.
3. Seus hábitos determinam muito de você e com o dinheiro não é muito diferente. Identifique para aonde seus hábitos estão levando seu rico dinheiro diariamente, se ele tem feito você evoluir. Se não, é hora de mudar de rumo. Diagnostique.
4. Sabe aquelas latas de sardinhas vencidas, a aveia que criou bolor, metade da maionese a mais de um mês na geladeira, pois é, dinheiro seu indo para o lixo com toda a literalidade. Hora de fazer um pente fino no seu consumo. Faça um inventário, seja consciente e sustentável. Checar!
5. Quando você lida efetiva e verdadeiramente com o seu dinheiro, você vê resultados arrasadores. Não tem segredo. Quem é responsável por sua saúde? Deveria ser você, mas você terceiriza e vive as turras com os profissionais de saúde. E com o dinheiro? Depois você culpa as gerações de sua família, o governo, o vizinho, o chefe, por suas mazelas. Você é absurdamente responsável 100% de tudo que é seu. Invista.
O segredo é que não tem segredo. Força de vontade vai ajudar você a se inspirar. Mas não fique só na força de vontade. Levanta, sacode a poeira e parta para a ação! A metodologia AFin está aí para te ajudar. Foi dela que falamos nos 5 passos anteriores.
Sartre Santos
Educador Financeiro AFin
Coach Financeiro