A força do acreditar em você
Esta manhã, enquanto lia meus e-mails e o mural aqui do LinkedIn, me deparei com um post em que o autor reclamava da sua pouca aceitação após ficar desempregado. Segundo ele, a cada 10 contatos que ele adiciona aleatoriamente por aqui, apenas um o aceita. Antes, quando empregado, a aceitação era bem maior, algo como 8 em 10.
A quantidade comentários apoiando a sua mensagem era grande. Alguns diziam que é assim mesmo, as pessoas só nos querem no período de sucesso. Outros pregavam a lei da ação e reação. Se está empregado um dia, há de ficar desempregado para aprender a aceitar o pedido de contato feito por um desconhecido. E assim foram muitos outros comentários.
No entanto, não é sobre o nível de aceitação de pessoas que nunca vi na vida que eu quero escrever. É da vontade de se levantar após a queda, do saber rever as falhas ou de se reinventar enquanto caminha em busca de seus sonhos ou uma vaga de emprego.
Uma das maiores virtudes da pessoa bem-sucedida é o seu poder de acreditar em si próprio. Pense em qualquer um, do Sílvio Santos ao Steve Jobs, todos eles foram capazes de alcançar o sucesso, apesar de inúmeras quantidades de falhas. Tudo isso por conta da crença neles próprios.
Qualquer um comete falhas e erros. Se ainda não o fez, acredite, vai acontecer. Isso é a vida. Mas eis a diferença de quem acredita muito em seus poderes. Nenhuma falha ou contratempo é capaz de derrubá-lo por inteiro.
Conte suas vitórias
Como seres humanos, nós, naturalmente, temos a tendência a ficar presos ao negativo e pensar em todas as nossas falhas e derrotas, em vez de contar nossas vitórias e perceber quantas coisas boas já nos ocorreram.
Eu tenho uma tática que uso de dois anos para cá. Sempre que estou no carro, voltando de um dia de trabalho, desligo o som e faço os meus pensamentos da gratidão. É simples, vou contando para mim mesmo todas as vitórias que eu alcancei até chegar ao meu atual trabalho. Penso no positivo do dia, da semana, do mês ou do ano passado. Realmente não importa quando, mas a chave é adquirir o hábito de recordar de todas as suas vitórias.
Isso traz uma sensação completa de alegria, porque você acaba percebendo algumas coisas incríveis feitas no passado e no quanto coisas ainda maiores podem acontecer no futuro.
Se são grandes ou pequenas, não importa, apenas conte suas vitórias!
Fale de você como um vencedor. *Isso também funciona após um pé na bunda em um relacionamento. =]
Existe um ditado que diz: "Se ouça menos. Converse mais com você!"
Só por uma semana, em vez de ouvir suas próprias lamúrias e crises de vítima, trate-se como uma pessoa vencedora. Eu garanto que você vai se surpreender com os resultados. Pode parecer estranho falar de si mesmo, mas tente e, em seguida, perceberá que vale a pena viver esta "estranheza".
Pensar positivo é uma coisa boa, mas falar para si mesmo como um campeão recondiciona seu processo de pensamento em um instante. Quando você formar o hábito de falar bem para si mesmo, os pensamentos negativos e a falta de coragem vão embora.
Sem acreditar em você mesmo, deixa de existir qualquer maneira de fazer com que outra pessoa acredite que no seu potencial.
Se você é um empregado, seu chefe nunca vai acreditar plenamente no seu trabalho. Se você está desempregado, a turma do RH perceberá que você não tem confiança no que diz fazer. Se você é um empresário, você não pode esperar que um investidor acredite em suas ideias, se nem você mesmo acredita.
Os homens e as mulheres que mudaram o mundo fizeram porque acreditavam neles próprios. É forte o poder da crença.
Por isso, pouco importa se pessoas desconhecidas aceitam você ou não no LinkedIn. É você que precisa se aceitar e acreditar no seu potencial primeiro. Depois é só trabalhar duro, porque nada cai do céu.
Planejamento Integrado | Supply Chain | Melhoria Continua | Engenheira de Produção
7 aTexto sensacional!
Especialista em Comunicação, Diversidade e Inclusão | Analista de Responsabilidade Social | Professora de Inglês
8 aExcelente!
Promotora de Seguros Master na Pessego.com uma empresa do Carbel Auto Group
8 aUma dose de coragem e confiança, por favor! Adorei o texto.
Co-founder e CEO VTIC
8 aÓtimo texto Samarone! A nossa mente pode nos fazer mover montanhas ou nos esconder debaixo da cama! Abs.