A força do propósito para o planejamento estratégico de pequenas e médias empresas
Estive na última quinta-feira, 07/12, representando o Conselho Construtivo, no Ciesp Castelo, a convite do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), para falar com empresários sobre planejamento estratégico e gestão estratégica, ambos adaptados para a realidade brasileira de pequenas e médias empresas.
Compartilhei sobre o começo da minha carreira em empresas familiares e seus altos e baixos e foi quando percebi a importância da gestão estratégica e, infelizmente, a ausência dela em grande parte das pequenas e médias empresas.
Em uma fase já mais avançada de carreira e em empresas com alto nível de profissionalização tive a oportunidade de ver na prática, dia após dia, a força de um planejamento estratégico bem estruturado e executado através da gestão estratégica: os resultados são imbatíveis a curto, médio e longo prazo.
De acordo com diagnóstico empresarial realizado pelo Conselho Construtivo o nível de profissionalização das principais áreas de atuação da pequena e média empresa é de 4,3 em uma nota de 0 a 10. A carência de uma gestão estratégica faz com que os sócios fiquem presos na operação não tendo tempo para pensar na estratégia, em novos negócios e inovação.
Resultado: 84% dos empresários gastam mais tempo com a operação do que com a gestão estratégica.
A carência de um propósito empresarial bem definido e líderes conscientes e motivados implica em uma perda de competitividade e de engajamento dos colaboradores. O que mostra que grande parte do pequeno e médio empresário brasileiro não tem a cultura do planejamento nas suas tomadas de decisões.
Quando a empresa é gerida por líderes de propósito maior e construtivo, seus produtos e serviços consequentemente são mais valorizados. Os colaboradores, fornecedores e parceiros se tornam mais engajados. Os clientes percebem valor e passam a ser mais fiéis à empresa. O ticket médio de venda do produto passa a ser maior, gerando maior lucratividade para o negócio e resultados sustentáveis para a empresa. A sociedade e stakeholders abraçam a causa e a divulgação da empresa se faz de forma mais natural, o que facilita o trabalho de marketing e comunicação.
O Conselho Construtivo acredita em elevação da consciência e planejamento estratégico construtivo para gerar mudanças estruturantes.
Foi uma oportunidade de vivenciar meu propósito na prática palestrar sobre um tema pelo qual sou apaixonado. Tive a clareza de estar no caminho certo enquanto olhava nos olhos daquelas pessoas.
Minha palestra foi seguida pela apresentação do Erlan Dias que reforçou a importância da gestão estratégica para abrir portas à inovação.
Obrigado ao NJE – Núcleo de Jovens Empreendedores, Ciesp Castelo, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Sebrae pelo convite.
Para mais informações:
www.conselhoconstrutivo.com.br
Tags: Conselho Construtivo; Conselho Consultivo; Planejamento Estratégico; Gestão Estratégica; Mindset; Business Coaching; Gestão Empresarial; Treinamento; Propósito Empresarial; Força do Propósito; Despertar da consciência; Impacto positivo; Pequenas e Médias Empresas; Profissionalização; Diagnóstico Empresarial
Governança | Estratégia | Inteligência de Mercado
7 aSem dúvida Erlan! Para abrir as portas da inovação precisamos desenvolver de forma plena a cultura do Planejamento Estratégico e da Gestão Estratégica para as PMEs. Obrigado mais uma vez pelo convite e conte comigo!
Inovação | Gestão e Liderança Contemporânea | Mestrando em Administração na FDC | CIESP CASTELO | FIESP
7 aMarco é honra pra mim dividir o este momento para apoiar os PME's na elevação dos seus negócios. Estratégia e Inovação andam de mãos dadas. Acredito que conseguimos com mais disseminação do conhecimento apoiá-los cada vez mais. Obrigado !