“Foram entregues mais de 1 milhão de quilos de frutas e verduras para mais de 100 mil famílias”, diz criador do Campo Favela.

“Foram entregues mais de 1 milhão de quilos de frutas e verduras para mais de 100 mil famílias”, diz criador do Campo Favela.

Para termos conhecimento sobre o alcance das ações nas mais diferentes frentes de atuação da Yara Brasil para minimizar os impactos da pandemia, estamos dando início a uma série de entrevistas com representantes de projetos apoiados ou parcerias firmadas pela organização. A estreia é com Lars Meyer, economista e professor do Insper, que junto a colegas e alunos da instituição criou o Campo Favela.

A iniciativa conecta a produção de pequenos agricultores prejudicados pela redução do escoamento de seus produtos com comunidades que sofrem com a falta de alimentos por conta da queda de renda e isolamento social.  

Desde o início da pandemia, Campo Favela já contribui com milhares de pequenos agricultores e famílias em situação de vulnerabilidade social, auxiliando a reduzir as dificuldades enfrentadas por quem tem muito pouco. E a Yara tem orgulho em fazer parte dessa iniciativa. Confira a entrevista: 

1. Como surgiu a ideia do Campo Favela e qual o propósito?

Eu e outros colegas fazemos pesquisa na área de logística de frutas e verduras para baixa renda. Em uma dessas pesquisas, tivemos contato com entidades ligadas a favelas e a produtores, e vimos que de um lado da cadeia o produtor recebe um valor abaixo do que seria um valor justo para todo o seu trabalho e, do outro lado, você vê famílias com dificuldade para pagar por um produto saudável. Quando começou a pandemia, em março de 2020, resolvemos arregaçar as mangas para unir esses dois elos frágeis. Com isso, ajudamos as famílias carentes das favelas (especialmente as pessoas que perderam os seus empregos informais com a pandemia) com a doação ou a venda a preço simbólico de alimentos saudáveis via associações locais, mantendo a dignidade e promovendo a autoestima e alimentação saudável aos que mais necessitam e gerando renda para os pequenos produtores agrícolas do interior que não estão conseguindo vender os alimentos que eram destinados aos restaurantes ou à merenda escolar. A partir daí, os parceiros foram chegando um a um e ajudando a tornar o Campo Favela no que ele é hoje.

2. Quais resultados o Campo Favela já atingiu desde o início até hoje?

Foram entregues mais de 1 milhão de quilos de frutas e verduras para mais de 100 mil famílias carentes em comunidades em todo o país. Já ajudamos mais de 6 mil agricultores familiares a escoarem sua produção.

3. Qual a expectativa para o futuro e os próximos passos do Campo Favela?

Pretendemos usar o conhecimento do projeto para dar continuidade às nossas pesquisas. Algumas lideranças de comunidades, inspiradas no projeto, estão implementando modelos de compra direta de frutas e verduras e as estão vendendo a preços muito menores que os de mercado. Nós pretendemos apoiar essas iniciativas que visam criar um modelo sustentável.

4. Que mensagem o projeto deixa?

De total agradecimento e gratidão pelo apoio incansável e contínuo nesse momento tão difícil, que nos permite seguir levando alimento saudável a milhares de famílias que não têm a certeza se farão a próxima refeição. O projeto nasceu do caráter emergencial do COVID-19, mas foi desenvolvido para ser sustentável pós pandemia, com a criação de um sistema que se auto alimentará com valor baixo de doações ou mesmo sem mais a necessidade desse tipo de ajuda. Seguiremos firmes e fortes sempre tentando ajudar mais e a quem mais precisa.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Yara Brasil

Conferir tópicos