Formulas DAX e sua importância em relatórios de BI.
São fórmulas que lhe ajudam a criar novas informações com os dados já existente no seu relatório de BI, feitos através de medidas e colunas calculadas.
Elas são mais inteligentes e mais intuitivas que as comuns usadas no Excel, ajudando na obtenção de diversas análises, como avaliar o faturamento dos 10 últimos dias de cada mês de sua empresa ou calcular em uma medida mais simples o que demoraria três cálculos no Excel.
Tá, mas o que são medidas e colunas calculadas?
Medidas são os cálculos criados para inserir valores no relatório, mas que não aparecem nas tabelas e são representados com o símbolo de uma calculadora.
Figura 1: Exemplo de Medida
Colunas calculadas, são colunas que possuem valores obtidos através de cálculos feitos anteriormente, simbolizados como uma tabela calculada.
Figura 2: Exemplo de Coluna Calculada
Agora, focando nas fórmulas inteligentes, as fórmulas iterativas exigem um comando mais específico para funcionar e em seu nome geralmente termina-se com a letra X (SUMX, AVERAGEX, COUNTX e outras).
Um exemplo da praticidade dessas fórmulas se dá na comparação simples entre a tradicional fórmula SUM com a fórmula iterativa SUMX.
Na SUM, Figura 3, exige-se apenas uma coluna para fazer o cálculo, por isso que em todas as linhas se obtém o total da coluna preço. Já na SUMX, Figura 4, consegue-se um cálculo mais inteligente, já que a fórmula pede uma expressão para ser trabalhada.
Figura 3:Exemplo do cálculo com Fórmula SUM.
Figura 4: Exemplo do cálculo com Fórmula SUMX.
Nota: no Excel, através da guia Ferramentas de Dados (antigo Power Pivot) você consegue fazer uso das mesmas fórmulas DAX.
Referências: