Fortalecendo o propósito
Você já se pergunto o que te motiva a ir pro trabalho? Não vale responder que são os boletos. O salário é uma consequência do trabalho que você realiza, mas não pode ser sua única motivação. Se pergunte o que deveria acontecer no seu dia para que você possa afirmar que valeu a pena. Que tipo de realização você espera encontrar no trabalho?
Pode parecer meio "coach", mas tem um grande fundamento. Se você não consegue perceber nenhuma motivação nas suas rotinas de trabalho, nem consegue identificar nada que justifique você estar fazendo parte daquela empresa ou daquele time, existe uma desconexão muito grande entre sua expectativa e sua realidade. Como já disse o gato da história de Alice no País das Maravilhas: "pra quem não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve."
Esse é um dos principais motivos de desânimo e baixo engajamento no ambiente de trabalho e muitas vezes, o erro está lá no processo seletivo. Contratar sem um alinhamento de valores e cultural é uma falha que pode desencadear essa desmotivação permanente. O que os líderes, e as empresas de um modo geral, devem se atentar é que, muitas vezes, no processo de contratação, o profissional PRECISA muito voltar aos mercado de trabalho e acaba não tendo uma visão de médio e longo prazo sobre essa relação que está iniciando.
O contrário também é verdadeiro. As empresa PRECISAM colocar alguém naquela vaga, e pecam por contratar o primeiro profissional com disponibilidade imediata e com o mínimo de capacidade para executar a missão. Também não olham essa contratação com a visão de médio e longo prazo.
Recomendados pelo LinkedIn
Onde isso vai levar? Bom, a vários problemas que irão desencadear numa futura de missão. Contratar para demitir é muito caro para as empresas e um prejuízo para o profissional. A empresa investe tempo e dinheiro no novo colaborador, visando que esse novo membro entregue os resultados esperados, mas uma contratação feita sem alinhamento cultural e sem um bom entendimento das expectativas X realidade desconecta empresa e colaborador e o desligamento acaba sendo inevitável.
Existem maneiras de se criar conexões e a comunicação interna é , talvez, a mais forte delas. A comunicação interna, endomarketing, marketing interno... não importa como sua empresa chama esse tipo de comunicação, o importa é que ela seja feita de forma clara e constante. As mensagens estratégicas da empresa devem acompanhar a jornada do colaborador desde o processo seletivo e durante toda sua história na empresa. Desta forma, os alinhamento serão feitos em tempo hábil para que haja sempre o entendimento dos caminhos que a empresa quer percorrer e como espera que as equipes contribuam para o sucesso dessa jornada.
Quer saber mais sobre como a comunicação interna pode te ajudar a criar conexões entre empresa e colaboradores? Acesso o portfólio completo de soluções no link https://linktr.ee/mentoracamilagallo?utm_source=linktree_admin_share