Fragilidade, o teu nome é mulher!
Eu começo discordando do título, frase William Shakespeare, pois não existe e nunca existiu mulher frágil, haja vista que se não fosse pela força delas a humanidade já estaria extinta.
Em 1972, uma dessas mulheres fortes, Dona Hilda, deu à luz ao sétimo filho, mesmo sofrendo de hipertensão, com risco à sua vida e da do seu filho, mas como qualquer mulher guerreira, não desistiu.
Esse filho nem pode ser amamentado devido ao uso de remédios controlados que ela era obrigada a usar para a manutenção da sua saúde. Mas em momento algum faltou o afeto, o carinho e a dedicação.
Quando esse filho completou 8 anos, ele iria seguir os passos de seus outros 3 irmãos, ser engraxate para auxiliar na renda da família. Ela não deixou que seu marido fizesse a caixa para que exercesse essa profissão, dizendo que esse filho seria diferente, pois queria que ele tivesse já na tenra idade uma profissão.
Nunca desmereceu o serviço dos outros 3 filhos, mas queria que esse filho em particular, tivesse um novo rumo desde cedo. Os outros 3 filhos também tiveram sua formação profissional devido aos ensinamentos que essa guerreira deu.
Esse filho exerceu diversas profissões, conseguiu se formar em uma das mais nobres profissões, Engenharia, sem desmerecer as demais, já que sonhava que esse filho fizesse o curso de Direito e fosse um excelente advogado.
Esse filho também conseguiu ter uma outra profissão, que honrou por 27 anos, ser policial militar, aposentando com a mesma patente do pai, 2º Tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Recomendados pelo LinkedIn
Esse filho é e será eternamente grato por ter tido essa mulher de fibra como mãe, que ensinou também a respeitar todas as mulheres como iguais. E isso não me inferioriza. Ver que as mulheres são guerreiras, conquistaram seus lugares no mercado de trabalho onde sempre foi o reduto masculino, me deixa muito feliz e esperançoso que inclusão não seja apenas para ser plataforma de marketing pessoal e sim algo real.
Vejos as "pães" criando seus filhos e mostrando para o mercado de trabalho que isso nunca foi ou será fator restritivo para o seu desempenho profissional.
Obrigado, Dona Hilda Brisolla Marques, por ter tido a garra de criar 8 filhos e TODOS terem tido a possibilidade de ter seu próprio futuro, ensinando inclusive para as suas filhas que elas são capazes de sobreviverem sem a dependência emocional ou financeira de ninguém e hoje todas elas têm suas profissões e independência emocional e financeira.
Me atrevo inclusive a alterar a frase de título para esta: "FORÇA, SEU NOME É MULHER!"
FELIZ DIA DAS MULHERES!
Com orgulho,
PAULO HENRIQUE BRISOLLA MARQUES