Frameworks na gestão de TI: O que são, quais os conceitos e seus benefícios?

Frameworks na gestão de TI: O que são, quais os conceitos e seus benefícios?

Para que os processos de melhorias sejam constantes dentro da empresa e para que as operações sejam realizadas com maior excelência e efetividade, o sistema de controle e governança de TI é uma estratégia muito importante.

Como os sistemas estão cada vez mais automatizados e a tecnologia muito mais presente no ambiente corporativo, é fundamental contar com um sistema capaz de estabelecer regras e alinhar estratégias para o uso e a aplicação da tecnologia nas atividades de negócios.

Neste artigo você vai saber tudo sobre as aplicações de framework no setor de TI e quais os tipos mais importantes para se implantar em um empreendimento de sucesso. Confira!

O que é um framework?

Os frameworks para a gestão de TI são relacionados às políticas e diretrizes empresariais e compreende as melhores práticas no ambiente corporativo, colaborando para a organização e para as boas práticas por meio da integração entre o setor de TI e os demais departamentos da empresa. Com o uso do framework na gestão de negócios é possível:

•        ter um melhor controle das atividades de trabalho;

•        estabelecer metas mais eficientes e

•        aumenta o poder de decisão, para ações mais inteligentes.

Assim, os frameworks são utilizados para a organização de projetos de TI e demais demandas relacionadas para as melhorias da infraestrutura de um negócio.

Quais os frameworks mais utilizados?

Como a infraestrutura empresarial conta com a tecnologia para melhorar a sua rentabilidade, o seu posicionamento e inovar na sua forma de fazer negócios. Estabelecer um controle de processos é também preservar as informações do seu negócio. A seguir, você confere os tipos de frameworks para fazer a governança corporativa.

Cobit

É a sigla para Control Objectives for Information and related Technology e é utilizado em escala mundial. Por meio dessa ferramenta é possível dirigir e monitorar a organização, planejar e organizar as atividades em cada departamento, criar e implementar novas soluções e controlar e analisar cada processo.

ITIL

Information Tecnology Infrastructure Library (ITIL), é uma biblioteca onde se pode encontrar boas práticas de gerenciamento da TI corporativa. Este framework tem como objetivo o foco nas questões internas da empresa em relação à gestão de processos e nas questões empresariais externas, prezando pelas melhores experiências dos clientes.

GSTI

Sigla para Gerenciamento de Serviços TI promove ações de melhorias alinhando os departamentos da empresa por meio de três pilares: pessoas, processos e ferramentas. Ou seja, incorpora valores e benefícios, assim como organiza e orienta nas execuções de atividades com o propósito de atingir as metas e objetivos do seu negócio.

Quais os principais benefícios?

Os benefícios de um framework para a empresa são inúmeros. Essas ferramentas contam com informações detalhadas e importantes que permitem a criação de estratégias inteligentes para atingir os objetivos do negócio.

Além disso, com a eficiência do controle de processos, são reduzidas as possibilidades de erros, falhas e riscos, garantindo que todas as atividades da empresa sejam executadas da forma adequada.

O uso dos frameworks promove uma melhor comunicação interna na empresa e fornece as diretrizes para o aprimoramento e maior eficiência de custo e retorno financeiro no decorrer do tempo.

Baixe nosso guia de segurança da informação

Ficou com alguma dúvida ou quer aplicar algum dos frameworks citados para gerenciamento de tua TI? Entre em contato conosco, nossos consultores estão a postos para melhor lhe atender.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Dinamio Tecnologia

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos