A frase de Peter Drucker que faz todo sentido no planejamento financeiro!
“O que não se mede, não se gerencia”
Esta frase, aplicada a um dos maiores administradores do século passado, Peter Drucker, faz todo o sentido quando estamos falando de melhorar seus resultados financeiros.
As finanças pessoais tem uma tremenda vantagem em relação às demais áreas de nossas vidas: ela pode ser quantificada.
Isso nos permite que, uma vez que estamos bem preparados mentalmente, focados em nossos objetivos, possamos ter controle total sobre nosso dinheiro. Através do registro financeiro, temos a exata noção de quanto ganhamos, quanto gastamos, quanto investimos, para onde vai nosso dinheiro, enfim…
Portanto, um dos primeiros passos para organizar nossa vida financeira é medir tudo.
Uma das atividades mais simples e eficazes (porém CHATA e por isso que quase ninguém faz) é anotar TODOS os nossos gastos. Fazendo isso, você vai ter a exata noção de quanto e onde está alocando seus recursos.
Será que você está gastando seu dinheiro de acordo com seus objetivos de vida?
Registrar seus gastos também cria um círculo virtuoso, pois quanto maior o controle numérico que você tem, mais auto-controle você terá no momento em que for comprar somente por impulso. Isso ocorre porque seu cérbero vai associar aquela atitude de comprar algo supérfluo a uma coisa ruim, que seria o aumento dos gastos nos seus registros.
Para auxiliar nessa atividade tão importante, segue link que dá acesso a uma planilha disponibilizada pelo banco onde trabalho.
Uma breve explicação sobre seu funcionamento:
- Aba Planilha Mensal: Aqui você vai fazer um orçamento anual, envolvendo todos os meses, no qual você vai preencher primeiramente todas as Receitas, Despesas e Investimentos PREVISTOS para o ano corrente. Interessante que as Despesas já estão separadas por Gastos Fixos e Variáveis e com sub-categorias, permitindo maior nível de detalhamento. Com o passar do tempo, você deve preencher com os valores REALIZADOS, ou seja que realmente aconteceram no mês. Isso vai lhe dar uma perspectiva se as suas projeções de fato foram atingidas ou se você gastou mais do que deveria ou conseguiu poupar mais do que queria.
- Aba Visão Geral: Em formato de gráfico, você pode conferir a evolução de suas receitas e despesas, e consequentemente seu LUCRO, durante o ano.
- Aba Pra Onde: Em formato de gráfico de pizza, você tem a visão de quais itens compõe a maior parte de seus gastos pessoais. Bom para ter uma ideia visual do orçamento de despesas.
Enfim, trata-se de uma ferramenta bem SIMPLES, mas EFICAZ, e um ótimo começo para quem ainda não faz um orçamento pessoal. E um bom orçamento é a base para gerenciar e melhorar seus resultados financeiros.