FS Consultores vence obstáculos para concluir projeto arrojado no Centro de BH

FS Consultores vence obstáculos para concluir projeto arrojado no Centro de BH

Obras de ampliação da sede da AMMG exigiram experiência para que restrições e variações de preços resultantes da pandemia não comprometessem previsão inicial de custos


“A FS Consultores foi uma peça-chave para a AMMG, por ter participado e contribuído em todas as etapas para que este grande e arrojado projeto fosse concluído.”

Quem avalia é a Gestora Administrativa e Financeira da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Tânia Messias Pessoa. Ela também afirma que a parceria “foi fundamental para que pudéssemos fazer uma boa gestão da obra.”

Para a FS, por sua vez, é motivo de orgulho entregar mais um empreendimento que trouxe satisfação ao cliente. A inauguração está prevista para o dia 20 de julho.

Projeto ousado

Construído pela PHV Engenharia, o imóvel está localizado na Avenida João Pinheiro, Centro de Belo Horizonte. São ao todo 10 pavimentos, que ocupam uma área de 4.973,33 m². Com projeto arquitetônico assinado pela Dávila Arquitetura, a obra tem estilo contemporâneo, com fachada aerada, pele de vidro e alumínio composto (ACM).

“A iluminação é bem característica e, por estar situado no Centro e em uma região tombada, o prédio se destacou entre as demais construções. Além disso, ficou muito imponente”, ressalta a engenheira da FS Consultores que acompanhou a obra, Maria Eduarda Dantas da Cunha.

A modalidade escolhida para o contrato foi a de Preço Máximo Garantido (PMG), com taxa de administração, que prevê a seguinte condição: cabe à construtora executar a obra conforme os projetos e orçamentos apresentados e, caso o custo final venha a ser superior ao previsto, ela deve arcar com o valor excedente; por outro lado, se o valor resultar inferior ao estabelecido no PMG, a economia gerada é dividida entre as partes.

 

A atuação da FS Consultores baseou-se no seguinte escopo:

 

·        Coordenação e Compatibilização de Projetos: organização de todo o processo construtivo, por meio da integração entre as atividades de projetar e executar. Para garantir o bom andamento dos trabalhos, a FS manteve contatos semanais com todos os projetistas e também com o cliente, a fim de monitorar a obra e sanar as dúvidas que surgiam, para evitar prejuízos no prazo e nos valores acordados.

 

·        Orçamento do Empreendimento: apresentação dos modelos de negociação para a contratação da construtora responsável pela execução da obra;



·        Planejamento Executivo: detalhamento de todas as etapas de obra e fixação de prazo global do empreendimento;

·        Gerenciamento das Obras: acompanhamento completo do andamento dos trabalhos in loco e realização de controle financeiro ao longo de toda a construção.

 

Efeitos da pandemia

Como era esperado, a pandemia impactou a obra. Para que os trabalhos prosseguissem, foi necessário fazer uma série de adaptações no canteiro, como o estabelecimento de distanciamento físico, disponibilização de termômetro e álcool 70°, instalação de placas que recomendavam higienização constante e adoção de sistema de rodízio no horário de almoço.

Além disso, os impactos sobre a produção de alguns fornecedores obrigaram a FS a refazer o cronograma de abastecimento de suprimentos e o planejamento de entrega de projetos pendentes, para que os pedidos e a compra de materiais fossem feitos com antecedência, de modo a não comprometer o prazo acordado com a AMMG.

Os limites impostos ao funcionamento das fábricas, por sua vez, levaram a um aumento nos preços dos insumos, que passaram a variar diariamente em valores consideráveis, forçando uma readequação do processo de cotação e aprovação dos mapas de coleta.

Acabamentos, layout e, consequentemente, projetos de instalações também foram alterados para se ajustarem à realidade trazida pela pandemia e a FS teve papel importante ao gerenciar os ajustes necessários junto ao cliente, à construtora e aos projetistas, para que o impacto fosse o menor possível. Aditivos propostos pela construtora foram negociados e, junto a outras medidas tomadas durante a execução da obra, resultaram numa significativa economia financeira para a AMMG.

Parceria com a AMMG

A AMMG está sendo assistida pela FS desde 2009, quando o projeto arquitetônico ainda aguardava aprovação do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM). A obra foi iniciada em 2014 e, após uma breve interrupção, foi retomada em 2020.

Durante todos esses anos, a FS participou ativamente de todo o projeto, desde o estudo de viabilidade financeira até o acompanhamento físico da construção, incluindo planejamento e orçamento, consultoria para contratação dos projetos, licitação para escolha da construtora, controle do cronograma de execução e gerenciamento da obra. Todas essas etapas foram criteriosamente detalhadas nos relatórios mensais de controle financeiro e cronograma dos trabalhos.

“A sinergia foi tão forte que os engenheiros e arquitetos da FS se sentiam, assim como eu, parte da AMMG. O grande diferencial esteve justamente no envolvimento, profissionalismo e dedicação que todos eles demonstraram, a ponto de sentirem parte da nossa equipe”, conclui Tânia Messias Pessoa.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos