Fui demitida...e agora?!

Fui demitida...e agora?!

Dia 07/10/2019 fui demitida pela primeira vez na vida!!!

Ao longo dos meus quase 10 anos de carreira profissional, sendo uma engenheira civil e vendo como as coisas acontecem no nosso país, eu já vinha me preparando para isso.

Estar preparada é algo que você pode estar, mas a sensação, no momento exato do acontecimento, não é das melhores... garanto!

Fui demitida por uma grande amiga, que conquistei ao longo dos meus dias de trabalho. Choramos naquela situação, porque parecia, na “real oficial”, que aquilo não estava acontecendo. Sabíamos que a decisão não tinha sido tomada por ela.

Passei 6 anos e 3 meses no meu emprego antigo. A cada um ano e meio, no máximo, acontecia a mesma coisa: Diretoria nova = mudanças de estrutura + cortes. Assim, estatisticamente falando, você acaba esperando que um dia a sua hora pode chegar.

Não vou dizer que estou feliz, porque até eu acharia que me falta um parafuso, mas esta mudança “inesperada” está me abrindo para tantas novas descobertas, que no balanço geral, eu digo que o saldo é positivo.

O medo do novo, misturado com a sensação de “o que eu vou fazer amanhã?” é inevitável. Ocupar a cabeça, fazer coisas que eu sempre dizia que não tinha tempo está sendo uma válvula de escape. Também voltei a fazer consultoria, algo que eu realmente amo e me faz ter uma flexibilidade de tempo que não tem preço! Tenho voltado a estudar e parece que meu cérebro voltou à ativa. Está sendo incrível!

Durante a primeira semana de “desemprego” recebi mensagens de algumas pessoas do antigo emprego: algumas não acreditavam que eu tinha sido demitida e me enviaram tanto amor, que eu só tenho a agradecer por todo o carinho que eu levarei comigo para o resto dos tempos; algumas só vieram falar comigo por curiosidade mesmo, para saber como eu estava...Eu tô bem, galera! Não se preocupem! =)

Semana passada enviei uma mensagem para minha orientadora do mestrado, parabenizando-a pelo dia dos professores e agradecendo aos professores do programa de mestrado por todo o aprendizado que aqueles anos me proporcionaram. Ela me respondeu da seguinte forma: “Obrigada pelas palavras gentis. Mas na verdade a gente semeia em solo fértil. Se conseguimos contribuir para sua formação técnica e humanística é porque você já trazia todo o potencial. Cada um de vocês nos enriquece e nos torna melhor. Beijos.”

Finalizo estas poucas palavras com alguns trechos de uma música que sempre gosto de escutar em momentos de mudanças, Mistério do Planeta de Os Novos Baianos:

“Vou mostrando como sou

E vou sendo como posso

Jogando meu corpo no mundo

Andando por todos os cantos

E pela lei natural dos encontros

Eu deixo e recebo um tanto...”

Para quem chegou até aqui, um grande abraço e muito amor em sua vida! 

Analiza Leite

Coordenadora de Serviços : Engenheira Civil e Mestra em Recursos Hídricos

5 a

Que texto😍😍!! Arrasou como sempre😉.. Muito sucesso na sua trajetória😘

Joany Albuquerque

Mestre em Engenharia Geotécnica

5 a

Parabéns pela visão positiva, as mudanças iniciam de dentro para fora, este momento é um marco para recomeço de algo melhor para sua vida.

Nara, você é uma das pessoas mais sensatas que eu conheço, além de uma admirável profissional! És maravilhosa e cheia de amor ♥️♥️! A vida só fez lhe abrir oportunidades pra você mostrar seu potencial e resiliência para cativar mais pessoas pelo mundo! Muito sucesso pra tu 😘😘

Iasmin Duarte

Engenheira Civil | Coordenadora de Engenharia

5 a

Sou muito feliz de ter trabalhado com você, Nara! Aprendi muito profissionalmente e pessoalmente nesse tempo que trabalhamos juntas, muito sucesso na tua nova jornada e que os caminhos sejam cheios de surpresas boas! Estou aqui pra o que precisar!

Wagner Vidal

Pesquisador | Data Science | English Teacher | Administrador

5 a

Amei o texto! Sucesso! :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Nara Farias

  • December 2024: My Four-Year Check-In

    December 2024: My Four-Year Check-In

    “Do not fear changes!” This phrase sums up the last four years of my life since I left Brazil to study English in…

    8 comentários
  • Onde eu vou estar amanhã?

    Onde eu vou estar amanhã?

    Dois anos após grandes mudanças na minha vida, eu tirei essa foto no banheiro de uma estação de tratamento de esgotos…

    16 comentários
  • Como a ansiedade mudou minha vida...

    Como a ansiedade mudou minha vida...

    Gostaria de começar esse texto com uma mensagem de esperança: tudo vai passar! Mas também gostaria de ser realista: se…

    11 comentários
  • “Toda conquista começa com a decisão de tentar.”

    “Toda conquista começa com a decisão de tentar.”

    No auge dos meus 34 anos e temporariamente sem emprego fixo, decidi fazer intercâmbio! Na verdade, o intercâmbio já era…

    14 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos