Fui selecionado em um Programa de Estágio. E agora?

Fui selecionado em um Programa de Estágio. E agora?

Dia desses, conversando com uma amiga de longa data sobre carreira e seus desafios, ela me questionou: agora que você está há mais de um ano estagiando em uma grande corporação, e já tendo estagiado em outra empresa de ramo e porte totalmente diferentes, o que você acha que é importante todo estagiário ter em mente?

Essa pergunta me fez refletir por vários dias, e fez com que eu me colocasse como observador da minha (ainda curta) carreira de modo a avaliar o que tem sido importante e relevante para o meu crescimento profissional e pessoal desde minha primeira experiência no mercado.

Depois de revisitar cada desafio que me fora proposto, a forma como lidei com cada um e as consequências de cada decisão, consegui finalmente responder à pergunta da minha amiga, e por acreditar que isso pode agregar à muita gente, resolvi compartilhar as minhas percepções:

  • CONHEÇA NO DETALHE O CORE BUSINESS DA SUA EMPRESA

Antes de qualquer coisa, entenda o propósito e conheça os valores da sua empresa. Após, busque conhecer o negócio como um todo, do começo ao fim - isso é fundamental. Esteja sempre antenado ao que sua empresa faz e do impacto dela no mercado e na sociedade. A partir daí - e partindo da premissa de que você se identifica com os valores e propósito da sua empresa -, você automaticamente se engajará a ser o melhor profissional que você pode ser.

  • SEJA GENTIL

Já até escrevi um artigo específico sobre este tema por acreditar que, ao lidar com pessoas, nós obrigatoriamente devemos ser gentis e empáticos. Segurar a porta do elevador, cumprimentar o colega com um sorriso no rosto ao cruzar com ele nos corredores ou fazer um simples elogio (desde que seja genuíno) pode mudar o dia de alguém. Não é necessário nenhum esforço para se ter certeza de que gente mal-humorada, que vive de cara fechada ou nem sequer fala um 'bom dia', por exemplo, afasta as pessoas de perto de si e tem muito mais dificuldade para conseguir qualquer coisa, não é?

  • COMUNIQUE-SE

Que a comunicação é a base de tudo, isso a gente sabe bem. É através dela que não só aprendemos, mas também compartilhamos conhecimentos e expectativas, e - o mais importante - conhecemos pessoas novas e aumentamos nossa rede de contatos (o famoso networking). Converse, troque experiências, compartilhe - sem deixar de ter em mente que ouvir também é importante.

  • SEJA PRÓ-ATIVO

Não espere até que lhe demandem para só então fazer alguma coisa. É claro que não dá para sair por aí fazendo tudo aleatoriamente, mas se te pediram, por exemplo, para elaborar um parecer considerando um contexto, não hesite em complementá-lo com todas as informações que julgar importantes considerando outros cenários prováveis, ainda que seu gestor de repente não tenha solicitado - às vezes, na correria, ele sequer teve tempo de avaliar a possibilidade de haver outras perspectivas sobre aquele mesmo tema.

  • DEMONSTRE INTERESSE

Esteja aberto à novas experiências, oportunidades e aprendizados. Parece clichê - e de fato é -, mas por incrível que pareça há quem viva na inércia, agindo somente "quando existe alguém lhe empurrando" (e olha lá).

  • DESAFIE-SE

O que você pode fazer além do que esperam de você, superando suas próprias limitações e as suas próprias expectativas? Isso está muito ligado ao quão motivado você se sente para entregar mais, consequentemente agregando valor ao que faz e contribuindo significativamente com a empresa como um todo.

  • SEMPRE TENHA ESPAÇO EM SUA AGENDA PARA INOVAÇÃO

Será que não existe uma forma mais eficiente, mais rápida ou diferente - e melhor - de fazer o que você já faz? É importante sempre se questionar sobre os processos que você desempenha. É claro que a rotina é cheia e os afazeres parecem tomar conta de 100% do nosso tempo, porém é imprescindível nunca perdermos de vista a importância de se autoquestionar e manter os olhos abertos para novas oportunidades que tragam maior eficiência àquilo que fazemos.

  • CONHEÇA DO COMEÇO AO FIM AQUILO QUE VOCÊ FAZ

Periodicamente você precisa emitir um relatório, ou então um cliente interno o procura para tirar uma dúvida relacionada ao seu escopo de trabalho. Você sabe o porquê? Você conhece o impacto (micro e macro) daquilo que faz para o resultado da empresa? As vezes acabamos "ficando no automático" e simplesmente fazemos o que nos pedem .. acontece. Todavia, a partir do momento que você entende o seu impacto na corporação como um todo, você consegue entender a melhor forma de entregar o que lhe é demandado.

  • NÃO SE COMPARE A NINGUÉM

Você é você. Teve as suas oportunidades, viveu as suas circunstâncias. E ambas são diferentes das que o colega teve e/ou viveu. Você tem o seu perfil e o seus pontos fortes e fracos. Desta forma, não perca tempo "se comparando ao vizinho". Pelo contrário, inspire-se. Cerque-se de pessoas que podem lhe agregar alguma coisa, te ensinar algo, te apresentar à novos horizontes. Isso sim vale o seu tempo e dedicação.

  • NÃO DEIXE A PREOCUPAÇÃO COM A EFETIVAÇÃO TIRAR SEU FOCO

Essa é uma das dicas mais valiosas desse artigo. Naturalmente, quando ingressamos em uma empresa por meio de um programa de estágio, esperamos que após os dois anos de contrato exista uma vaga à nossa espera. Mas vamos lá: como um gestor (sabiamente) me disse há alguns meses, a efetivação depende de duas coisas: i) a vaga deve existir e ii) você deve estar preparado para ela. Uma dessas premissas sem a outra não resolve nada, então o foco deve ser direcionado para aquilo que depende única e exclusivamente de nós mesmos: estar preparado - ter a técnica esperada para ocupar o cargo, desenvolver as competências que a empresa espera do profissional, ter a postura desejada, entre outros.

Nada disso é "receita pronta do sucesso" nem qualquer coisa do tipo, mas sem dúvida alguma são pontos importantes e que merecem a atenção não só de quem está vivenciando um estágio, mas de profissionais de qualquer nível hierárquico dentro de qualquer corporação. Ao convergir todos eles, o preparo para ingressar em qualquer empresa do mercado será uma mera consequência.

Há algum outro ponto que você também julgue importante? Compartilhe nos comentários.

Abraço,

Nícolas Pinheiro.

Carlos Henrique A.

Legal Director & Division Counsel at Hyster-Yale Materials Handling Inc.

6 a

Interessante que já no estágio você tenha absorvido todas essas lições, vez que muitos passam anos sem aprender e entender essas ideias. Todos os conceitos que você apontou são importantes e devem acompanhar os profissionais durante toda a carreira. Parabéns! Abraços

Jeferson Batista Vieira

Gestão e Finanças para Empresas de Comunicação | Escrevo e apresento o Marketing em Caos

6 a

Esse artigo me fez lembrar do meu período de estágio e da importância que ele teve em meu desenvolvimento profissional, Muito bom Nicolas, Parabéns!

Ines Damaso

Gestão Tributária Estratégica Compliance Planejamento Consultivo Negócios

6 a

Bem pessoas, se o Nicolas não é um perfil "fake" (por favor não seja....), porque eu não sei reconhecer um logo que vejo (rs)... fiquem de olho nesse menino. Texto bem feito, colocações acertadas... enfim, para quem só lê ou curte os excelentes posts dos grandes como Frima Steinberg Flavia Gamonar Rodrigo Garçone William Mazza Roni Chittoni Michele Santos dentre outros... e, principalmente se você é estagiário como o Bruno Lopes, iniciante ou está desmotivado porque não consegue fazer sua carreira alavancar... vale a pena dar variar um pouquinho e ler este artigo. É tudo muito simples, e talvez por isso, tão certeiro. E olha... não estou recebendo nada para divulgar kkkkkk. é que gostei mesmo! Tão bom poder comentar: Belo artigo Nicolas Pinheiro

Giullia Antonicci

Talent & HRBP Sr Coordinator

6 a

Muito bom Nicolas, ótimo artigo! Sem dúvida não é uma receita pronta para o sucesso, mas sim caminhos para chegar até lá.

Mariana Ricci Sahuquillo

Recruiting Coordinator at Red Ventures

6 a

Parabéns pelo artigo!! Já passei por vários momentos como esses em meu período de estágio. Suas dicas vão ajudar muitos colegas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos