Fuja das metas burras criando uma meta SMART
2017 vem vindo. E provavelmente você já fez/está fazendo/pretende fazer o seu planejamento comercial/estratégico/de vendas para o ano que vem. Excelente!
E você sabe que todo planejamento começa com metas. Na verdade um plano só existe para realizar metas. Mas é aí que muita gente se atrapalha, e acaba definindo metas burras.
Eu estava pensando neste artigo quando apareceu na minha timeline um vídeo inspirador do Ricardo Jordão falando justamente sobre este tema. Larga mão de ser preguiçoso e clica aqui para ver o vídeo.
Mas o que é uma meta burra?
Uma meta burra leva em conta apenas o resultado final primário desejado, sem considerar o caminho que você deverá percorrer.
Por exemplo: "Quero dobrar minhas vendas em 2017." Essa é uma meta burra.
Em primeiro lugar porque você nunca fez isso antes - então é menos provável que você acredite que ela é mesmo possível. E ela também não trouxe nenhuma especifidade: Dobrar as vendas de quê produto? Com qual margem? Para quais tipos de clientes? E as sazonalidades, como ficam?
Então, como criar uma meta inteligente?
Existem diversas maneiras de fazer isso (como criar um conjunto de submetas que, cumpridas, resolvam a meta macro). Porém, existe uma metodologia chamada de SMART, que serve bem ao objetivo de criar boas metas.
A metodologia SMART de criação de metas consiste em prever 5 dimensões:
- Specific (Específica)
- Mensurable (Mensurável)
- Attainable (Alcançável)
- Relevant (Relevante)
- Time-Based (Temporal)
Ou seja, sua meta deve ser Específica (Que tipo de produto, que tipo de clientes), Mensurável (use números), Alcançável (que seja factível), Relevante (que tenha relação com as metas da sua empresa) e Temporal (que possua um tempo para execução definido).
Por exemplo:
Meta SMART: Crescer 30% (mensurável/alcançável) em vendas dentro do mercado de petshops com meus dois produtos principais (específica), nos três estados do Sul do país (relevante dentro da minha estratégia nacional) nos próximos 12 meses (Temporal).
Perceba que uma meta SMART não é apenas uma meta: é praticamente um plano, pois aponta para um cenário mais concreto. E um cenário mais concreto estimula você e a sua empresa a tomarem ações reais em busca desse objetivo.
Quer vender os dois produtos principais da sua linha? Divulgue-os mais que outros! Quer ampliar participação no Sul do país? Desloque para lá sua força de vendas.
Perceba que uma meta SMART não é apenas uma meta: é praticamente um plano, pois aponta para um cenário mais concreto.
Defina ao menos 3 metas SMART para seu negócio. Elas definirão todo o seu planejamento para 2017. E ainda tornarão mais fácil a execução de seus planos, pois você saberá exatamente o que quer.
Na hora de fazer as metas do seu negócio não seja simplista: use método. Se você fizer isso em todas as suas ações sempre vai saber porquê e como está avançando, e isso vai lhe ajudar a eliminar os erros e crescer mais rápido.
Um grande 2017!