Função de Auditoria Interna: uma necessidade para qualquer empresa
Frequentemente, em nossos treinamentos, surgem perguntas sobre o porte que uma empresa precisa ter para que seja necessária uma auditoria interna. Outra visão que percebemos frequente é que ter uma auditoria interna é um privilégio de grandes corporações, organizações com milhares de colaboradores e com faturamento na casa dos bilhões.
É preciso esclarecer que, ainda que a empresa não tenha condições de ter ao menos um auditor interno em seu quadro de funcionários, ela precisa ter uma função de auditoria interna eficaz e atuante.
A auditoria interna é uma importante linha de defesa a favor de uma boa governança corporativa. Boa governança, como sabemos, não é uma necessidade exclusiva de grandes corporações, mas um conceito aplicável até mesmo a um empreendedor individual. Como, então, suprir esta necessidade dentro da realidade orçamentária de pequenos negócios?
O conceito de função de auditoria pode ser entendido como um conjunto de procedimentos que visa a melhoria dos controles internos e a agregação de valor à organização. Na impossibilidade de ter um departamento que se ocupe exclusivamente disto, a empresa deve suprir esta necessidade através de uma pessoa ou empresa que realize os serviços.
Um dos erros comuns é designar uma pessoa que exerce outras funções na organização para que, acumulando atribuições, faça também procedimentos de auditoria interna. A inadequação desta opção vem, principalmente, da questão de independência, um dos itens fundamentais para a atuação eficaz de uma auditoria. Não haverá um nível aceitável de confiabilidade nas avaliações feitas por um funcionário que acumule funções no departamento financeiro, por exemplo. Outras opções são bem mais eficazes e aceitáveis:
- Designar um funcionário como auditor interno, colocando-o nesta função e deixando-o dedicado exclusivamente a isto. Para que funcione bem, é necessário prover o treinamento para a função.
- Contratar uma empresa que realiza trabalhos de auditoria interna de forma independente, e que pode tanto realizar serviços pontuais de avaliação como também elaborar um plano anual de auditoria, em conjunto com a alta adminsitração da empresa.
- Em negócios de porte menor, capacitar um dos sócios da empresa (ou empreendedor individual) em auditoria. Na verdade, todo empreendedor deveria conhecer os princípios de controles internos e de gestão de riscos para ser bem sucedido nos negócios.
É muito frequente, também, em empresas de maior porte, termos equipes sub-dimensionadas para cobrir os riscos de não-detecção de uma auditoria. Esta realidade também pode ser suprida por outsourcing, junto a uma empresa que possa prestar os serviços com a devida qualidade. Ao decidir-se por esta alternativa, a empresa deve verificar se:
- A empresa de consultoria tem em seus quadros profissionais experientes em auditoria interna.
- O sócio responsável pelo trabalho possui certificação CIA (Certified Internal Auditor) junto ao IIA (The Institute of Internal Auditors)
Qualquer que seja a situação e o porte da empresa, portanto, uma auditoria interna não só é necessária no sentido de evitar problemas, mas também é um investimento que tem alta taxa de retorno, ao agregar valor à organização e ao promover eficiência e bons controles.
José Luiz Maffei é sócio da De Lorenzi & Maffei Treinamento e Consultoria, empresa do grupo DLM Consultores.
Qualidade |Risco & Logística
5 aA palavra chave é confiabilidade!!!!
Controles Internos, Auditoria Interna, Riscos, Compliance, ESG
5 aOtima reflexão pra ser sempre lembrada nos ambientes de negócios
Auditor
5 aMuito bom artigo! Essencial, deve ser considerada os olhos da administração sobre os processos da empresa, da prevenção à investigação a Auditoria Interna tem papel fundamental no dia a dia das organizações.
Gerente de Compliance, Riscos e Controles Internos | MBA em Controles Internos e Compliance, CIPM
5 aJosé Luiz, concordo com os pontos que você apresentou! A função de auditoria não é luxo para poucos e deve ser feita por pessoal capacitado. Faz toda a diferença, principalmente quando adiciona uma visão de prevenção a riscos! Abs