Funcionários em crise!
Neste momento de uma pandemia viral, está acontecendo também uma "pandemia" emocional. Funcionários que fazem home office estão se queixando por não estarem conseguindo se organizar dentro de uma nova rotina em suas casas e com tantos outros limites sociais impostos pela Covid-19. Essa sequência de mudanças de muitos hábitos, ao mesmo tempo com uma grande rigidez social, que não permite muitas alternativas, gera uma tensão emocional para quem se vê obrigado a trabalhar com a mesma dedicação ou mais em meio a tanto caos. A tendência é se tornar ineficiente por não conseguir manter o foco e o nível alto de produtividade.
Empresas são feitas de pessoas, e devemos cuidar das pessoas para que essas mesmas pessoas consigam dar conta de manter a empresa. Mas como cuidar de pessoas se existe uma preocupação enorme com números e resultados? Consequentemente, gestores se sentem pressionados e pressionam seus funcionários.
É inevitável a certeza de que tudo mudou... A questão maior é que, dentro de uma empresa, existe um ambiente controlado, feito para uma rotina de trabalho. Quando o trabalho se mistura com as funções da casa, esses ambientes se tornam caóticos pelo simples fato de não existir um espaço físico que determine essa divisão.
O que fazer para melhorar a qualidade emocional e da produtividade com tantas variáveis? Empresas e funcionários terão que se ajustar à necessidade do UM e não do TODO. Neste momento, em que cada indivíduo se torna, dentro de sua casa, um ser único com suas particularidades, não se deve exigir o mesmo de um TODO, pois existem diversas diferenças que culminam em possibilidades e impossibilidades distintas para cada pessoa. O olhar cirúrgico e individual deverá estar mais apurado. Empresas e funcionários devem entender o que é possível de ser feito dentro do possível, ou se o possível que pedem para ser feito está dentro do impossível.
Respeitar os limites individuais neste momento é super importante. Saber distribuir melhor as tarefas entre os funcionários é essencial para gerar um bom resultado final para a empresa.
Tatiana Auler
Psicóloga Comportamental - CRP 05/56969