Funcionamento e desenvolvimento do grupo na formação de gestores, instrutores e educadores – Uma introdução

Apresenta-se, inicialmente, como referência ao campo do desenvolvimento dos grupos, alguns temas relevantes, tais como processo de grupo, fenômenos da dinâmica dos grupos e desenvolvimento de equipe, constantes do trabalho de muitos autores, na sua maioria, pesquisadores da área da Psicologia Social (MOSCOVICI, 1985). Existem, portanto, diversas teorias sobre o referido campo.

Segundo Joseph Luft (1970), a Dinâmica de Grupo surgiu na década de 50, na França, com férteis aplicações em diversas áreas, alternando-se conclusões satisfatórias com, por vezes, aparentes, porém duvidosas soluções, caso sigamos o rigor científico esperado em investigações experimentais.

É importante relembrar que Kurt Lewin, nos Estados Unidos, foi o fundador da moderna Dinâmica de Grupo ao elaborar a Teoria do Campo na psicologia contemporânea, tendo sido um dos precursores dessas pesquisas sobre os processos de grupo e as relações humanas, por volta dos anos 30 (LUFT, 1970, p. 16).

No contexto da Dinâmica dos Grupos, teorias com base em observações científicas relatam haver uma previsibilidade dos fenômenos grupais no processo e desenvolvimento dos grupos. Assim sendo, pergunta-se: quando planejamos um treinamento ou ministramos uma aula, podemos esperar que os fenômenos teorizados por diversos autores ocorrerão? Este conteúdo teórico pode dar respaldo à prática dos responsáveis pelos planejamentos de treinamentos ou de aulas? E como utilizá-la? Em que condições, métodos podem dar suporte teórico às práticas didáticas, no âmbito organizacional, na área de treinamento ou no âmbito educacional na área escolar? Tais questões levantaram posições teóricas e práticas, que proponho refletir neste breve texto.

No meu entendimento, gestores, instrutores e educadores precisam adquirir conhecimento sobre o caminho percorrido por um grupo, para que possam melhor lidar com os fenômenos que dele surgem, com base em seus inter-relacionamentos e em sua sinergia, decorrentes da dinâmica relacional que se estabelece e podem encontrar este apoio na Psicologia Social.

Um profissional consciente do processo grupal e, portanto, desejoso do melhor funcionamento e desenvolvimento de seu grupo só terá vantagens em sua prática e desempenho. Deste modo, ele poderá, com mais clareza, apoiar os participantes em suas necessidades e, assim, suscitar reflexões que os encaminharão a exercer as habilidades de diagnosticar suas dificuldades e, para elas, buscar soluções. Ao reforçar este pensamento, postula Fela Moscovici (1985, p.73): "Quando se deseja estudar um grupo em funcionamento e compreender a sequência de eventos, as modalidades de interação e suas consequências, faz-se mister identificar os componentes relevantes dos processos de grupo."

Desde o momento em que é constituído, e ao longo de toda a sua existência, um grupo sofre a influência de três tipos de fatores: o ambiente, o próprio grupo e o indivíduo, o que explica de que forma alguns grupos conseguem transformar-se em equipes, e outros não.

Proponho-me, portanto, com base nas ideias acima, a importância de provocar à reflexão este tema na Formação de Gestores, Instrutores e Educadores.

 *Neisa Cunha é Supervisora e Didata em Dinâmica de Grupo na SIRH – Sociedade Interdisciplinar de Recursos Humanos. Coautora dos livros “Gestão de Pessoas” e “Construção de Equipes de Alto Desempenho”, da FGV Editora

Luci Azevedo Pereira

Diretora na PHC - Potencial Humano Consultoria

8 m

Oi Neisa, Entre em contato comigo , por gentileza . Estou no Linkedin-Luci Azevedo Pereira -sua ex-aluna da SIRH

Maria Cristina da C Chagas Helena

Professora Universitária, Consultora na área de Gestão de Pessoas e de práticas inclusivas no âmbito acadêmico e corporativo. Professora de Educação Especializado de ensino fundamental lI- ensino médio

5 a

Parabéns!!!

Luiz Felipe Grossi

CEO Instituto Brasileiro de Presença Digital

5 a

Sensacional!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Neisa Maria Martins da Cunha

  • O Uso da Tecnologia nos Treinamentos Empresariais

    O Uso da Tecnologia nos Treinamentos Empresariais

    O desenvolvimento tecnológico vem trazendo ao mundo atual uma nova forma de lidar com os desafios do cotidiano. A…

  • Gestão de equipes

    Gestão de equipes

    Influenciar ou liderar pessoas individualmente exige competências distintas das que são exigidas quando temos à frente…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos