FUNDAMENTOS DA CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS
Vilma Pereira da Silva

FUNDAMENTOS DA CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS

*Assistente Social

APRESENTAÇÃO

O novo modelo de produção trouxe transformações ao mundo do trabalho, especialmente nos países em desenvolvimento como Brasil, a partir da década de 1990, quando ampliou-se a comercialização advinda da exportação e posteriormente no Governo Fernando Henrique Cardoso, com novos modelos de privatização. Após a os anos 90 a política populista desestrutura os direitos sociais garantido pela Constituição Federal de 1988, através das políticas de focalização na pobreza, excluindo-se as demais categorias sociais.

Com ampliação das desigualdades, originou-se a precarização na vida dos sujeitos, o Serviço Social é chamado para atuar na relação empresa e colaboradores, através dos programas e serviços oferecidos; tendo como particularidade da profissão, utilizar instrumentos de intervenção como mediador no processo de orientação aos direitos sociais, sem adentrar no campo de outras categorias especializadas em diagnósticos fisiológico, de comportamento e tratamento.

Por outro lado o Serviço Social tem como especialidade o estudo da realidade no mundo do trabalho, político, econômico e social como mais uma engrenagem da divisão sócio-técnica do trabalho e regulamentada pela Lei 8.662/1993, de 07 de junho de 1993; sendo uma profissão técnico-especializado em suas ações, de cunho educativo, ético e disciplinador.

Atua na mediação de conflitos sociais de forma a orientar como Consultor Técnico em Serviço Social junto ás empresas de forma a propor ações para o desenvolvimento de pessoas, através de planejamento e uso de metodologia na busca de novos talentos, para obtenção de resultados e crescimento da organização e seus colaboradores; propondo compreenção crítica e política da realidade nas relações corporativas.

Com a reestruturação do capital, desenvolve-se no mercado de trabalho o sistema de produção flexível, transformando o perfil do trabalhador que o obriga a ser multifuncional e polivalente; capaz de executar várias etapas da produção, inclusive ter conhecimento para resolver problemas dentro da empresa. O conceito de qualidade total torna o trabalho mais crítico e participativo para melhorias no ambiente de trabalho com resultados para a empresa.

O surgimento do tema Consultoria no Brasil surge na transição da década de 70 á 80, quando o cenário empresarial passa por uma série de mudanças, determinadas pela nova dinâmica da acumulação do capital,que responderia a necessidade de integração a um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

A incorporação do Serviço Social nas empresas privadas ocorre a partir da década de 80 e do ponto de vista da profissão este período é marcado pela negação do conservadorismo profissional e por um movimento que dá início á dimensão política da profissão na perspectiva de ruptura do Serviço Social. É neste contexto que os assistentes sociais são incorporados nas empresas públicas e privadas em quadros profissionais, através da Lei que regulamenta a profissão de assistente social, 8.662/93 com relação a assessoria e consultoria, nos artigos 4º e 5º, refere-se às competências e atribuições do profissional:

Art. 4º Constituem competências do assistente social:

VIII - prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste artigo;

IX - prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;

Art. 5º Constituem atribuições privativas do assistente social:

III - assessoria e consultoria a órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social. (CFESS, 2011, p. 44-46).

É na contemporaneidade que o Assistente Social é chamado a contribuir como profissional Consultor Técnico para mediar conflitos entre empresas e seus colaboradores, assim como acompanhar os mesmos quanto ao absenteísmo (faltas ao trabalho), em afastamentos previdenciários, atendimento social e emergencial extensivo aos seus familiares; como visita domiciliar, hospitalar e encaminhamento para assistência à Rede. Mas principalmente o Consultor Técnico em Serviço Social é um agente inovador no espaço ocupacional das grandes organizações, pois se bem preparado auxilia a trazer bons resultados para a empresa que o contrata e favorece no desenvolvimento profissional dos colaboradores. pois são êstes a mola mestra que alavanca o crescimento de uma organização

No próximo bloco apresentaremos a importância da Metodologia em Serviço Social no trabalho como Consultor Técnico corporativo.

_________________

*Pós-Graduada,Especialista em Saúde-Universidade Federal Fluminense; Pós-Graduanda em Gestão de Pessoas- Universidade Católica Dom Bosco.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos