Fundamentos
Quando vamos aprender uma arte, seja ela arte marcial, música ou algum esporte aprendemos primeiro as noções básicas para se começar.
O iniciante passe as primeiras semanas ou meses treinando os fundamentos da arte para que depois ele possa alçar vôos maiores na maestria.
Quando aprende a lição, começa a fazer coisas mais complexas que deixam pessoas a sua volta admiradas. É assim quando vemos Roger Federer jogar tênis ou observamos algum especialista desempenhar o seu trabalho.
O interessante é que cada vez que essas pessoas têm um momento ruim na carreira elas voltam para os mesmos fundamentos que aprenderam no início. Ou seja, vão buscar nas coisas básicas o segredo para sua recuperação.
Por algum motivo nós achamos que as coisas básicas são inferiores as coisas complexas. Até usamos de gírias para expressar a ideia de uma coisa ser ruim, dizendo "isso é muito básico".
Agora, se formos observar aqueles que tem sucesso no mundo vamos perceber que eles são brilhantes nos fundamentos e só conseguem fazer coisas grandiosas porque dominam as bases daquilo que fazem.
É treinar o arremesso livre milhares de vezes se você joga basquete ou repetir a cobrança de falta se você joga futebol.
Não é uma questão de conhecimento e sim uma questão de atenção. Seja em liderança, nos esportes, nas artes ou em qualquer ofício o que vai contar é a nossa disposição para fazer bem os fundamentos...o que é básico mas por algum motivo muitas gente esquece.
Talvez o segredo do sucesso esteja mais perto do que a gente imagina. Não está em fórmulas mirabolantes e sim na simplicidade e na consistência do dia-a-dia.