Futebol Americano no Brasil, uma oportunidade crescente para as empresas.
Minas Locomotiva, tricampeão mineiro de Futebol Americano!
Você deve estar se perguntando: “Mas, futebol americano no Brasil?”. Acredite, o Football, esporte mais popular no Estados Unidos da América, é atualmente o esporte que mais cresce no Brasil.
A épica vitória, de virada, do Minas Locomotiva, time da capital mineira apoiado pela Lemon, em cima do Get Eagles contou com a presença de quase 9 mil torcedores no estádio Mineirão. Só para se ter uma base de comparação, o atual campeão mineiro de futebol (de Soccer mesmo), o América Mineiro, levou 7.188 torcedores à Arena Independência, no primeiro jogo da decisão contra o rival Atlético Mineiro. Levando-se em consideração que a equipe está em uma boa fase, tendo vencido o campeonato mineiro após um jejum de 15 anos e o retorno à série A do Campeonato Brasileiro esse ano, os números do Minas Bowl impressionam e atestam o interesse do público pelo Futebol Americano.
Esse movimento de crescimento do esporte não está só em Minas Gerais. O atual recorde de público em um jogo da modalidade no Brasil pertence à final da Superliga Centro-Sul do ano passado. Na ocaisão, 14 mil pessoas presenciaram a vitória do Coritiba Crocodiles sobre o Cuiabá Arsenal, no estádio Arena Pantanal, em Cuiabá.
Boa parte desse crescimento também é explicada pelo enorme sucesso da NFL, a National Football League do EUA, no Brasil. A grande decisão do Futebol Americano, o Superbowl, teve um aumento de audiência de 800% no Brasil nos últimos 4 anos, segundo a ESPN. A hashtag #TudoPeloSuperBowl50, adotada pela emissora durante a transmissão da decisão de 2016, atingiu mais de 170 mil tweets e entrou para os trending topics no Brasil e no Mundo. Os americanos, de olho nesse crescimento, já cogitam em trazer o Pro Bowl, o jogo das estrelas, para o Maracanã. Afinal, atualmente o Brasil é o terceiro maior mercado da NFL, atrás apenas do próprio Estados Unidos e do México, país que, pela proximidade geográfica, tem boa parte da sua população acompanhando a liga há muitos anos.
Ações de patrocínio no futebol americano: uma grande oportunidade.
O sucesso do Futebol Americano no Brasil tende a se intensificar nos próximos anos e, com ele, as oportunidades de patrocínio e ativações de marca. Isso abre uma gama de oportunidades para empresas de todos os portes e de diversos setores.
A presença de uma marca em um evento esportivo ou estampando permanentemente um uniforme, reforça a identidade e a associação dessa marca junto ao seu público-alvo, criando uma relação potencialmente mais forte do que o efeito de uma campanha, por exemplo.
Apesar de ser difícil mensurar com exatidão o retorno sobre o investimento de um patrocínio, é possível acompanhar os seus indicadores de performance, como número de novos contatos comerciais, vendas, tráfego do site, interações em redes sociais, etc., durante o período do patrocínio e, sobretudo, durante os momentos de interação do público com a sua marca – ou seja, se as suas vendas aumentarem, suas visitas ao seu site tiverem aumentos durante o período de exposição de marca do patrocínio, você pode fazer essa correlação e saber qual é o seu retorno.
Uma boa forma de estudar o retorno dos patrocínios é comparar a exposição da marca em termos de tempo e espaços conquistados com o plano de patrocínio e calcular o tamanho do investimento necessário em publicidade para ser a mesma exposição – de um modo geral, os valores do patrocínio são muito menores.
Outra excelente forma de maximizar o retorno sobre o investimento nos patrocínios é investir em intervenções de marca durante os eventos. Colocar um estande do seu produto para uma degustação ou experimentação nas horas anteriores ao evento, por exemplo, é uma excelente forma de engajar o seu público a se relacionar ainda mais com a marca.
Ainda não está convencido da eficácia de ações de patrocínio como estratégia de marketing?
Então vamos pegar um caso bem emblemático e global para ver resultados concretos de ações de patrocínio. A Cervejaria Heineken patrocina a UEFA Champions League, a maior e mais importante competição de clubes de futebol do mundo, há nove anos. A gigante holandesa paga por volta de 67 milhões de dólares por ano pelo patrocínio da UEFA, sem contar os investimentos em ativação de marca, e faz um trabalho magistral de marketing, associando a sua marca com os valores essenciais do esporte, o que cria uma conexão emocional com o seu público.
67 milhões de dólares. Achou muito? Mas considere isso: a empresa encerrou o ano de 2015 com 20,5 bilhões de euros em vendas globais e lucro líquido de 2 bilhões de euros. Desde 2010, o retorno para quem investiu nas ações da empresa aumentou 70%*. Quando se observa o tamanho desse retorno, o valor inicial de 67 milhões parece até baixo, não é?
* Os dados são da matéria: Quando um patrocínio vale a pena, publicado no Blog LANCE!
Apesar de aqui estarmos falando de uma potência global do marketing, é completamente possível para uma pequena ou média empresa obter retornos significativos, em uma proporção parecida sobre o investimento, se ela realiza um bom planejamento e uma boa execução de marketing.
Como toda ação de marketing, é fundamental que ela esteja alinhada com os seus objetivos estratégicos, aderência da proposta com o seu público alvo e, é claro, muita criatividade.
Se você quiser conversar conosco sobre como a sua empresa pode se destacar e gerar um diferencial de mercado por meio do patrocínio, fale conosco! Podemos lhe ajudar com a sua estratégia de marketing e de branding.
Post originalmente publicado no Blog da Lemon.