Futebol Americano no Brasil, uma oportunidade crescente para as empresas.

Futebol Americano no Brasil, uma oportunidade crescente para as empresas.

Minas Locomotiva, tricampeão mineiro de Futebol Americano!

Você deve estar se perguntando: “Mas, futebol americano no Brasil?”. Acredite, o Football, esporte mais popular no Estados Unidos da América, é atualmente o esporte que mais cresce no Brasil.

A épica vitória, de virada, do Minas Locomotiva, time da capital mineira apoiado pela Lemon, em cima do Get Eagles contou com a presença de quase 9 mil torcedores no estádio Mineirão. Só para se ter uma base de comparação, o atual campeão mineiro de futebol (de Soccer mesmo), o América Mineiro, levou 7.188 torcedores à Arena Independência, no primeiro jogo da decisão contra o rival Atlético Mineiro. Levando-se em consideração que a equipe está em uma boa fase, tendo vencido o campeonato mineiro após um jejum de 15 anos e o retorno à série A do Campeonato Brasileiro esse ano, os números do Minas Bowl impressionam e atestam o interesse do público pelo Futebol Americano.

Esse movimento de crescimento do esporte não está só em Minas Gerais. O atual recorde de público em um jogo da modalidade no Brasil pertence à final da Superliga Centro-Sul do ano passado. Na ocaisão, 14 mil pessoas presenciaram a vitória do Coritiba Crocodiles sobre o Cuiabá Arsenal, no estádio Arena Pantanal, em Cuiabá.

Boa parte desse crescimento também é explicada pelo enorme sucesso da NFL, a National Football League do EUA, no Brasil. A grande decisão do Futebol Americano, o Superbowl, teve um aumento de audiência de 800% no Brasil nos últimos 4 anos, segundo a ESPN. A hashtag #TudoPeloSuperBowl50, adotada pela emissora durante a transmissão da decisão de 2016, atingiu mais de 170 mil tweets e entrou para os trending topics no Brasil e no Mundo. Os americanos, de olho nesse crescimento, já cogitam em trazer o Pro Bowl, o jogo das estrelas, para o Maracanã. Afinal, atualmente o Brasil é o terceiro maior mercado da NFL, atrás apenas do próprio Estados Unidos e do México, país que, pela proximidade geográfica, tem boa parte da sua população acompanhando a liga há muitos anos.

 Ações de patrocínio no futebol americano: uma grande oportunidade.

O sucesso do Futebol Americano no Brasil tende a se intensificar nos próximos anos e, com ele, as oportunidades de patrocínio e ativações de marca. Isso abre uma gama de oportunidades para empresas de todos os portes e de diversos setores.

A presença de uma marca em um evento esportivo ou estampando permanentemente um uniforme, reforça a identidade e a associação dessa marca junto ao seu público-alvo, criando uma relação potencialmente mais forte do que o efeito de uma campanha, por exemplo.

Apesar de ser difícil mensurar com exatidão o retorno sobre o investimento de um patrocínio, é possível acompanhar os seus indicadores de performance, como número de novos contatos comerciais, vendas, tráfego do site, interações em redes sociais, etc., durante o período do patrocínio e, sobretudo, durante os momentos de interação do público com a sua marca – ou seja, se as suas vendas aumentarem, suas visitas ao seu site tiverem aumentos durante o período de exposição de marca do patrocínio, você pode fazer essa correlação e saber qual é o seu retorno.

Uma boa forma de estudar o retorno dos patrocínios é comparar a exposição da marca em termos de tempo e espaços conquistados com o plano de patrocínio e calcular o tamanho do investimento necessário em publicidade para ser a mesma exposição – de um modo geral, os valores do patrocínio são muito menores.

Outra excelente forma de maximizar o retorno sobre o investimento nos patrocínios é investir em intervenções de marca durante os eventos. Colocar um estande do seu produto para uma degustação ou experimentação nas horas anteriores ao evento, por exemplo, é uma excelente forma de engajar o seu público a se relacionar ainda mais com a marca.

Ainda não está convencido da eficácia de ações de patrocínio como estratégia de marketing?

Então vamos pegar um caso bem emblemático e global para ver resultados concretos de ações de patrocínio. A Cervejaria Heineken patrocina a UEFA Champions League, a maior e mais importante competição de clubes de futebol do mundo, há nove anos. A gigante holandesa paga por volta de 67 milhões de dólares por ano pelo patrocínio da UEFA, sem contar os investimentos em ativação de marca, e faz um trabalho magistral de marketing, associando a sua marca com os valores essenciais do esporte, o que cria uma conexão emocional com o seu público.

67 milhões de dólares. Achou muito? Mas considere isso: a empresa encerrou o ano de 2015 com 20,5 bilhões de euros em vendas globais e lucro líquido de 2 bilhões de euros. Desde 2010, o retorno para quem investiu nas ações da empresa aumentou 70%*. Quando se observa o tamanho desse retorno, o valor inicial de 67 milhões parece até baixo, não é?

* Os dados são da matéria: Quando um patrocínio vale a pena, publicado no Blog LANCE!

Apesar de aqui estarmos falando de uma potência global do marketing, é completamente possível para uma pequena ou média empresa obter retornos significativos, em uma proporção parecida sobre o investimento, se ela realiza um bom planejamento e uma boa execução de marketing.

Como toda ação de marketing, é fundamental que ela esteja alinhada com os seus objetivos estratégicos, aderência da proposta com o seu público alvo e, é claro, muita criatividade.

Se você quiser conversar conosco sobre como a sua empresa pode se destacar e gerar um diferencial de mercado por meio do patrocínio, fale conosco! Podemos lhe ajudar com a sua estratégia de marketing e de branding.

Post originalmente publicado no Blog da Lemon.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Guilherme Palma de Oliveira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos